Consist apresenta sistema de pregão eletrônico com certificação digital


A Consist, empresa de soluções em software para a gestão de negócios, apresenta uma nova solução de pregão eletrônico, durante o CONIP 2004, X Congresso Nacional de Informática Pública, realizado entre os dias 22 e 24 de junho, em São Paulo (SP).
No local, será montado um "Consist Wireless Show", onde os lances do pregão eletrônico serão realizados on-line e poderão ser efetuados a partir de dispositivos móveis, como por exemplo, telefone celular, pocket PC, palm top ou de qualquer computador conectado à Internet. O pregão eletrônico usa certificação digital, implementada pelo uso da infra-estrutura de chaves públicas para wired e wireles (solução Passport Certificate Server).
O sistema de pregão permite que as etapas sejam praticadas por meio da Internet. Em um primeiro momento, é divulgado um aviso de que o pregão eletrônico será realizado, com a data e o horário para o recebimento eletrônico das propostas dos interessados. No dia e hora marcados para o pregão, o pregoeiro abre a licitação.

O sistema faz a análise das propostas, e seleciona quem poderá participar. Em seguida fornece um pseudônimo fazendo com que ninguém, nem mesmo o pregoeiro, conheça a identidade dos participantes.
Toda a transação é realizada de forma segura e usando certificado digital, sendo que os lances enviados são assinados digitalmente usando seu certificado digital, garantindo a integridade, autenticidade, e não repudio da transação.

A disputa é de quem vende mais barato e se desenvolve em torno de um preço de referência, previamente aceitável. Na tela do fornecedor é sinalizado o menor preço do momento e a indicação verde ou vermelha para que ele saiba se aquele preço que colocou está ganhando ou perdendo.

O pregoeiro pode fazer o acomapnhamento pelo computador, seu aparelho celular, ou qualquer computador de mão, e pelo decréscimo da disputa, vai saber a hora de parar e fechar o pregão eletrônico – o menor preço ganha a licitação. Respeitando as situações de impedimento de publicação do vencedor conforme a Lei, o pregoeiro irá, então, homologar o vencedor publicando nome, endereço e CNPJ do mesmo.
Todas as transações que circulam se transformam automaticamente em ata de sessão da licitação depois que o leiloeiro declara encerrada a sessão. Podem participar – mas não se manifestar – qualquer entidade pública ou privada ou pessoas físicas interessadas em acompanhar o processo.


16/06/2004

Fonte: Executivos Financeiros

 

Curso Licitações

23/04/2024

PMJP fará licitação para construir ponte Mangabeira-Valentina

Abrindo as comemorações do aniversário de 41 anos ...

22/04/2024

Prefeitura do Recife abre licitação para construir primeiro “Arrecifes da Cidadania”

A Prefeitura do Recife publicou no Diário Oficial,...

22/04/2024

Município de Tibagi abre licitação para aquisição de kits de material escolar

O município de Tibagi anunciou a abertura de licit...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita