Conselho aprova estudo que embasa licitação do transporte


Várzea Grande (MT) A nova diretoria do Conselho Deliberativo do Aglomerado Urbano de Cuiabá e Várzea Grande tomou posse nesta segunda-feira (27), ocasião em que foi também apresentado o estudo técnico-científico sobre o aglomerado. Assumiu a presidência o governador Blairo Maggi e como vice-presidentes assumiram os prefeitos de Cuiabá e de Várzea Grande.
Compõem ainda o conselho o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, e a secretária-executiva do Algomerado, Rita Chiletto, além de representantes dos Poderes Legislativo estadual e municipal, empresas de transportes e instituições de ensino.
Durante a 6ª reunião ordinária do Aglomerado, foi apresentado o estudo realizado pelas Universidades Federais de Mato Grosso e do Rio de Janeiro, que analisou, entre outros dados, o número de usuários do transporte coletivo por faixa etária, nível de escolaridade, situação funcional e econômica e serviu para embasar a formatação do edital que licitará o transporte intermunicipal entre as duas cidades.
O estudo foi aprovado pelo Conselho Estadual de Transportes no ano passado e nesta reunião do conselho obteve a aprovação da maioria dos membros, havendo a abstenção de dois conselheiros e outros dois votos contrários.
Transporte integrado
O edital de licitação deve ser publicado ainda esta semana e será conduzido pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados (Ager).
Com a realização do processo licitatório, a intenção do governo é tornar o transporte racional, reduzindo linhas que tem itinerário em duplicidade. Há hoje 21 linhas entre as duas cidades e, conforme o estudo do plano integrado, passarão para seis linhas troncais. As linhas ligarão pontos centrais das duas cidades e terão itinerários distintos, buscando agilidade e qualidade no transporte intermunicipal.
Maggi elogiou o estudo das universidades e ressaltou o cumprimento do acordo firmado com o Ministério Público de que até o final deste mês o edital de licitação do transporte intermunicipal estaria concluído.
“Foi um belo trabalho, mostrando na prática as linhas criadas com integração real e apresentando ao usuário um transporte de mais qualidade. Assim, teremos elementos para fazer um transporte com ônibus mais novos, e mesmo havendo a redução de linhas, a qualidade será ampliada, esperando que não haja alteração nas tarifas novamente”, observou o governador. “Os prazos serão cumpridos de acordo com o que determina uma licitação. Serão menos despesas e esperamos que não tenha aumento, até porque as coisas estão sendo conduzidas com bastante critério”, reforçou Maggi.
O secretário de Transportes de Cuiabá, Oscar Soares Martins, considera a aprovação do edital um passo importante, porque finalmente começa a integração entre Cuiabá e Várzea grande. “É um passo fundamental, porque consolida o aglomerado na região metropolitana e com certeza nós vamos fazer a racionalização do sistema e atender a reivindicação da população de ter um trânsito mais humano e com qualidade”, destacou Soares.
“Houve entendimento e amadurecimento do Aglomerado Urbano. O Governo do Estado já fez a sua parte é importante agora que Cuiabá e Várzea Grande implantem a adaptação e redução de frota”, explicou a presidente da Ager, Márcia Vandoni.

Aglomerado Urbano
O Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande foi criado pela Lei Complementar 083/2001 e passou a ser implantado em 2003. Constitui-se em uma autarquia inter-governamental, envolvendo o Governo do Estado e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
Também participaram da reunião a vice-governadora Iraci França, os secretários Luiz Antônio Pagot, Casa Civil; adjunto de Planejamento, Oscemário Daltro; deputados estaduais Carlos Brito e Sérgio Ricardo, prefeita em exercício de Cuiabá, vereadora Chica Nunes, prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos e vereadores das duas cidades.


28/03/2006

Fonte: Jornal Documento

 

Curso Licitações

05/12/2024

Em obras há 33 anos, Prefeitura abre licitação para tentar concluir Centro de Belas Artes

Localizado na esquina entre a Avenida Ernesto Geis...

04/12/2024

Sinop: aberta licitação para construir nova sede da Guarda Municipal

A prefeitura de Sinop abriu, ontem, o edital de li...

04/12/2024

Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias...

04/12/2024

PBH abre licitação para obra de revitalização do Campo do Napoli, no Bairro Tupi

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação par...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita