Várzea Grande - Aumentar o grau de objetividade do procedimento licitatório, tornar as contratações mais céleres, eficientes e transparentes, e preservar a moralidade. Estes foram os princípios que nortearam as tarefas do Grupo de Trabalho do Consad, na elaboração e revisão do anteprojeto de licitações e contratações públicas.
Entre as propostas destacam-se a separação entre normas gerais e normas específicas, inversão das fases do procedimento licitatório, fase saneadora, diminuição do prazo recursal, uso de meios eletrônicos, sanções administrativas, redução das modalidades de licitação, e desconsideração da personalidade jurídica para aplicação de penalidade administrativa, entre outros. Tais inovações foram apresentadas no LXV Fórum do Consad, pelo superintendente de Aquisições Governamentais do Mato Grosso e coordenador do Grupo de Trabalho, Ronaldo Ibarra Papa.
“Estamos dispostos a dar continuidade a este trabalho, para que possamos validar as inovações trabalhadas pelo Grupo dentro de um Projeto de Lei substitutivo à lei 8.666”, ressalta Ronaldo Ibarra. Já tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei, encaminhado pelo Ministério do Planejamento, o qual contempla propostas debatidas no âmbito do Consad.
Tal proposta já recebeu 125 emendas e, neste sentido, o presidente do Consad, Geraldo de Vitto, enfatizou a importância de se fazer uma mobilização junto aos parlamentares. “Este é o momento de agir, uma vez que o Projeto tramita em regime de urgência constitucional”.
09/03/2007
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...