A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) lançou, nesta terça-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE), a licitação para contratação de empresa especializada na elaboração de projetos básicos e executivos destinados à reabilitação, revitalização e restauro de 23 casarões no Centro Histórico de Salvador.
Os imóveis são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan) e reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial. A expectativa é que sejam transformados em habitações de interesse social e residências universitárias. O projeto integra a parceria Bahia-Brasil e contará com recursos do Novo PAC, na ordem de R$ 1 milhão.
“O trabalho do governador Jerônimo Rodrigues, em parceria com o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem garantido investimentos fundamentais para preservar nossa memória e, ao mesmo tempo, gerar inclusão social e oportunidades. Este é o reflexo de um esforço conjunto, que fortalece a identidade baiana e brasileira,” afirmou o presidente da Conder, José Trindade.
Revitalização e moradia social
Trindade ressaltou que o governo baiano mantém atuação ativa no Centro Antigo de Salvador, fortalecendo a ocupação social e econômica da região. Ele afirmou que a presença de moradores é essencial para garantir vida e dignidade ao espaço.
“Recentemente, realizamos a entrega de 62 unidades habitacionais no residencial Vila Nova Esperança, antiga Rocinha, que alia novas edificações ao restauro de um casarão histórico. Esse trabalho une preservação cultural e moradia de interesse social, mantendo o patrimônio histórico de Salvador verdadeiramente vivo”, destacou.
O projeto também prevê estudos de patologias e diagnóstico detalhado das condições estruturais dos casarões, com atenção especial às fachadas históricas. A empresa contratada terá prazo de 120 dias, a partir da ordem de serviço, para entregar os projetos completos.
Conder lança licitação para restauro do Museu de Arte Sacra e da Igreja de Santa Teresa D’Ávila
Outra frente de preservação envolve a licitação para restauração do telhado do Museu de Arte Sacra e da Igreja de Santa Teresa D’Ávila, em Salvador. O complexo, considerado um dos mais importantes acervos do país, foi fechado preventivamente após inspeção da Ufba indicar riscos estruturais.
Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, provenientes de emenda parlamentar da deputada Lídice da Mata (PSB), a obra vai recuperar as áreas comprometidas, garantindo a segurança da edificação e do acervo. O museu possui 5.250 m² de área construída em um terreno de 8 mil m², que inclui a Igreja de Santa Teresa D’Ávila, tombada como patrimônio histórico. O prazo de execução é de até oito meses após a assinatura da ordem de serviço.
O edital e anexos das licitações publicadas estarão disponíveis no site da Conder, na seção Licitações, a partir de quinta-feira (12). A abertura dos certames está marcada para 17 de novembro.
09/09/2025
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...