Concorrência milionária gera controvérsia no Itamaraty


A apenas 11 dias da inauguração da Cúpula América do Sul – Países Árabes, o Itamaraty enfrenta uma polêmica envolvendo a licitação para a escolha da empresa que será responsável pela organização do evento. O ministério decide nesta quinta-feira a vencedora da concorrência de quase R$ 6 milhões, mas já é conhecida a desclassificação das quatro primeiras colocadas. Foi admitida a quinta proposta, da empresa DMF Congressos, Planejamento e Assessoria, que tem como sócia Déborah Albuquerque de Seixas, mulher do conselheiro Santiago Irazabal Mourão, chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Itamaraty.
O Ministério das Relações Exteriores alega que as perdedoras não têm capacidade técnica para realizar um evento da proporção e complexidade da cúpula. Bem diferente da DMF, que em 15 anos de existência acumulou experiência na organização de cúpulas internacionais, visitas de chefes de estado e feiras. Ela também cuidou por nove anos da conta de eventos do próprio Itamaraty. O Centro de Negócios de São Paulo, quarto colocado na concorrência, afirma, porém, que também tem experiência na realização de congressos internacionais, no Brasil e no exterior, o que inclui a visita do papa ao País.
A diretora do Centro de Negócios, Andréa Lemos Britto, afirma que enviou “pedido de retratação” ao Ministério das Relações Exteriores. “Não posso falar da competência da empresa que venceu a licitação. O que não posso admitir é ser desclassificada pelo argumento de que não temos capacidade técnica”, disse a herdeira do grupo Lemos Britto, que atua há 47 anos no segmento de promoções, feiras e eventos. Coincidentemente, o Centro de Negócios também conta com 15 anos de mercado.
Entre os eventos organizados pela empresa, Andréa cita encontros Brasil-Itália, Brasil-Japão e Brasil-Israel, promovidos pelas embaixadas desses países, além do seminário Portugueses de Além-Mar, promovido em Portugal pelo ex-primeiro-ministro Mário Soares. A DMF tem no seu currículo, entre outros, a organização da Rio+10, da Cimeira, do encontro do governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Fortaleza, além da visita do então presidente americano Bill Clinton e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


28/04/2005

Fonte: Diário de Natal

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/04/2024

Ibaneis anuncia licitação para construção de sete Upas

Na manhã desta sexta-feira (26/4), o governador do...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita