A urgência de aumentar a capacidade dos aeroportos para suportar a demanda esperada para a Copa do Mundo em 2014 já será suprida pelos investimentos previstos nas concessões em Guarulhos, Campinas e Brasília e pelas obras da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nas cidades-sede. A informação foi dada pela diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Martha Seillier, na última sexta-feira.
"A Copa do Mundo já foi equacionada com as concessões realizadas em fevereiro e as grandes obras da Infraero", disse, após palestra na TranspoQuip, evento que reúne na capital paulista empresas de infraestrutura para transporte. Com isso, conforme afirmou a diretora, as novas concessões de aeroportos serão feitas sem a pressão imposta pelo Mundial de futebol, mas levará em conta o aumento do volume de passageiros esperado para os próximos anos.
Sem data
Segundo Martha, o pacote para os aeroportos não tem data para ser divulgado, mas deve ocorrer depois que sair o anúncio dos planos do governo para infraestrutura portuária. "Tão logo seja finalizado o pacote de portos, espero que a prioridade do governo sejam os aeroportos", afirmou, deixando claro que isso pode ocorrer ainda neste ano.
A diretora afirmou que ainda não há definição do modelo que será adotado nas próximas concessões dos aeroportos. Nem está batido o martelo sobre quais serão colocados em leilão, a despeito de informações do mercado de que os próximos da lista serão os aeroportos de Cofins (MG) e Galeão, no Rio de Janeiro.
Martha, porém, se limitou a contar que a secretaria se reúne toda semana com os concessionários de Guarulhos, Viracopos e Brasília para avaliar o planejamento e as obras já em curso. Ela também não deu pistas das próximas concessões e se o governo pretende manter participação minoritária da Infraero.
26/11/2012
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...