Compras de entidades conveniadas à União serão padronizadas


BRASÍLIA - Além de tornar públicas as movimentações financeiras e as prestações de contas das entidades sem fins lucrativos, que recebem recursos federais, a portaria que regulamenta os convênios da União muda as regras para a compra de mercadorias, serviços e obras por essas organizações. De acordo com o governo, a intenção é reduzir custos e evitar o desvio de verbas públicas.
Publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, a portaria estabelece que as entidades que tenham convênios com órgãos federais sigam uma tabela de preços e parâmetros determinada pelo governo. Isso, na prática, padroniza as compras e evita o uso de bens fora das especificações de mercado para encobrir superfaturamentos.
- Com a padronização, as irregularidades ficarão mais fáceis de serem detectadas - disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. Segundo ele, esse procedimento já é aplicado na compra de ônibus escolares:
- Agora, vamos estender isso para as ambulâncias e qualquer item, que costume ser adquirido nesse tipo de convênio.
Na avaliação do secretário, a economia para os cofres públicos não ocorrerá apenas por causa da prevenção de irregularidades, mas porque a lista de preços e especificações permite a compra em escala com desconto por causa do grande volume de aquisições.
- Na própria tomada de preços, o governo pode negociar para conseguir preços menores - acrescentou Santanna. Ele explicou que as compras com verbas da União continuarão a ser feitas pelas entidades conveniadas, mas essas organizações serão obrigadas a seguir os parâmetros do governo.
O procedimento, destacou o secretário, também será usado para padronizar os projetos de obras mais freqüentes, como escolas, postos de saúde e quadras esportivas. Dessa forma, os estados e municípios não terão mais de apresentar os projetos básicos, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade na aplicação das verbas.
- Os empreendimentos mais comuns também terão as especificações padronizadas - disse Santanna.
Para facilitar a fiscalização, a portaria também limita os valores mínimos dos convênios. Agora, cada contrato deverá valer pelo menos R$ 100 mil. Segundo o secretário, a intenção é restringir as chances de desvio de dinheiro.
- A aplicação de valores menores é mais difícil de ser fiscalizada - justificou. Santanna sugere que as entidades se organizem em consórcios para atingir esse valor.
- Também queremos estimular as parcerias - explicou.


31/05/2008

Fonte: JB On Line

 

Avisos Licitações

02/06/2026

Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó

A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...

02/06/2026

Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano

A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...

02/06/2026

MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita