A partir do próximo dia 29 deste mês, as administrações das 5.562 cidades brasileiras poderão economizar até 40% em compras e contratação de bens e serviços. Um termo de cooperação assinado entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a Caixa permitirá que as cidades previamente cadastradas e habilitadas realizem aquisições pelo sistema de pregão eletrônico.
Com essa medida, segundo a assessoria da ABM, prefeituras e secretarias dos municípios passarão a ter mais de 45 mil fornecedores para executar compras. Desde material de expediente até medicamentos poderão ser adquiridos através de pregão.
Para introduzir o novo modelo de compra a ABM realizará dois eventos, ambos em Brasília. Entre os dias 27 e 30 será promovido um Curso Avançado de Capacitação de Pregoeiro, abordando também temas como o controle interno em licitação na modalidade pregão e o mecanismo de operação do sistema da Caixa. O Curso é direcionado à capacitação de prefeitos, secretários, vereadores, profissionais e fornecedores das administrações municipais.
No dia 29, quando será assinado o termo de cooperação com o banco oficial, a ABM realizará o IV Seminário Nacional de Gestão Pública enfatizando a transparência e a economia gerada para as cidades com o novo sistema. Também estará em pauta a qualidade do gasto público.
14/11/2006
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...