A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) publica na próxima segunda-feira o seu primeiro edital de chamamento público, para buscar parceiros interessados em realizar estudos e desenvolver soluções que contribuam com a redução dos custos de energia elétrica da Companhia. O chamamento é na modalidade Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). A Compesa espera reduzir até 27% dos custos com energia, o que representa uma economia de R$ 62 milhões por ano.
As empresas interessadas em participar do chamamento devem acessar o site da Compesa, www.servicos.compesa.com.br, para ter acesso ao edital e se inscrever.
Os gastos da Companhia com energia elétrica por ano são de R$ 230 milhões, e essa é uma das maiores despesas. O objetivo do PMI é estimular que a iniciativa privada desenvolva soluções com a construção de novas ou utilização de usinas já implantadas, através do Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou geração distribuída, nos moldes permitidos pelas regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Os interessados devem apresentar os estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para subsidiar futura licitação para contratação das soluções escolhidas. Os estudos serão divididos em dois blocos: usinas de geração distribuída de até 5MW e usinas de até 20MW que gerarão energia no mercado livre.
Segundo o diretor de novos negócios da Compesa, Flávio Coutinho, o chamamento está dentro do novo regime de licitações, e empresas de destaque no mercado são esperadas no processo. “Esse método de licitação é dentro da lei de licitações, e a ideia é buscar parceiros que foquem nessa redução de custo de energia elétrica. Queremos trazer empresas experientes que consigam reduzir a nossa energia. Elas vão se credenciar, e fazer os estudos para observarem como conseguem atingir a proposta da Compesa”, disse.
Flávio destaca ainda que com a atuação de grandes obras, é importante que a economia reduza os custos, fazendo com que a atuação seja boa e não tenha tantos gastos. “Estamos entrando com grandes equipamentos, como a Adutora do Agreste, Serro Azul, e cada vez mais o custo de energia vai aumentando. Pretendemos reduzir até 27% do custo de energia, e a gente vai olhar taxas de retorno, vários indicadores para identificar a melhor proposta”, destacou.
21/12/2019
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...