Comissões devem votar hoje Parcerias Público-Privadas


BRASÍLIA - O projeto de lei que institui normas para licitação e contratação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na administração pública deve ser votado dia 18/11 por duas comissões do Senado. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reúne para analisar a proposta que desde maio aguarda votação.
Logo depois de ser apreciado pela CAE, será a vez de os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avaliarem a constitucionalidade do projeto.
O relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou na terça-feira (16) parecer com as modificações acertadas com os líderes partidários. O presidente da Comissão, senador Ramez Tebet (PMDB-MS) concedeu o pedido coletivo de vista para que os senadores tivessem mais tempo para analisar o conteúdo das modificações.
O projeto de lei já aprovado pela Câmara foi encaminhado ao Senado em março deste ano. Em maio, foi aprovado pela Comissão de Infra-estrutura, mas a discussão em torno do mérito da proposta se prolongou na CAE, onde os senadores apresentaram uma série de restrições ao texto.
Depois de passar por inúmeras modificações, o relator do projeto apresentou seu parecer por três vezes aos parlamentares, sem que houvesse consenso. Na última semana, o líder do governo no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), propôs que o projeto fosse votado de forma conjunta pela CAE e CCJ para apressar a votação. Para Mercadante, o último parecer apresentado por Raupp contempla as sugestões propostas pelos senadores da CAE. O senador avalia ainda que as modificações garantem a manutenção da lei de concessões e de licitações.
O projeto de Parcerias Público-Privadas cria um conselho gestor dos projetos de parcerias. De acordo com o texto, o ministro do Planejamento será o responsável pelo parecer do mérito da parceria e o ministro da Fazenda definirá os riscos que as parcerias poderão trazer para o Tesouro Nacional. A União não poderá comprometer mais de 1% da receita líquida com as parcerias e os estados e municípios também deverão consultar o Tesouro Nacional para ultrapassar o limite de 1%. Neste caso, eles perderão os recursos transferidos voluntariamente pela União.
A proposta também cria a obrigatoriedade de ter, pelo menos, 30% de capital privado em cada ação. A União só poderá participar em até 70% de financiamento. Os projetos de parcerias terão o prazo mínimo de cinco anos e não poderão exceder 35 anos.


18/11/2004

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita