A maioria dos deputados da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional é contra a realização de licitação para a compra de caças supersônicos para a defesa aérea nacional. Na audiência pública que a comissão realizou hoje com o presidente da Embraer, Maurício Botelho, parlamentares afirmaram que a compra de equipamentos de defesa não precisa seguir a legislação que fixa normas de concorrência pública.
O presidente da Embraer informou que diversas empresas estrangeiras já entregaram suas propostas. Nas próximas semanas o Governo começa a analisá-las.
BOAS CHANCES
Botelho disse que a proposta da Embraer tem grandes chances de vencer a licitação internacional. “Ela apresentou uma proposta sólida sob vários aspectos. E acho que diferenciada em relação à competição. Nosso produto tem grande eficácia, em termos de capacidade de alcance, de capacidade de carregamento de armamentos e de operar em ambiente agressivo, identificando até dez alvos simultaneamente, e os perseguindo numa operação absolutamente diferenciada”, argumentou.
A presidente da comissão, deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), ressaltou que a Embraer é a única empresa aeronáutica do hemisfério sul a dominar o ciclo completo de concepção, produção e comercialização de aviões. “Eu acho que não deveria ter licitação nesse caso específico, porque nós só temos uma empresa que faz avião de caça, que é a Embraer”, disse a deputada.
O presidente da Embraer informou que a empresa já fabrica aviões em território chinês e fornece aeronaves para a Força Aérea da Grécia, além de vender aviões comerciais para dezenas de países, inclusive os Estados Unidos. A meta de produção para este ano é de 110 aeronaves.
12/11/2003
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...