Comissão não quer licitação para caças supersônicos


A maioria dos deputados da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional é contra a realização de licitação para a compra de caças supersônicos para a defesa aérea nacional. Na audiência pública que a comissão realizou hoje com o presidente da Embraer, Maurício Botelho, parlamentares afirmaram que a compra de equipamentos de defesa não precisa seguir a legislação que fixa normas de concorrência pública.

O presidente da Embraer informou que diversas empresas estrangeiras já entregaram suas propostas. Nas próximas semanas o Governo começa a analisá-las.

BOAS CHANCES

Botelho disse que a proposta da Embraer tem grandes chances de vencer a licitação internacional. “Ela apresentou uma proposta sólida sob vários aspectos. E acho que diferenciada em relação à competição. Nosso produto tem grande eficácia, em termos de capacidade de alcance, de capacidade de carregamento de armamentos e de operar em ambiente agressivo, identificando até dez alvos simultaneamente, e os perseguindo numa operação absolutamente diferenciada”, argumentou.

A presidente da comissão, deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), ressaltou que a Embraer é a única empresa aeronáutica do hemisfério sul a dominar o ciclo completo de concepção, produção e comercialização de aviões. “Eu acho que não deveria ter licitação nesse caso específico, porque nós só temos uma empresa que faz avião de caça, que é a Embraer”, disse a deputada.

O presidente da Embraer informou que a empresa já fabrica aviões em território chinês e fornece aeronaves para a Força Aérea da Grécia, além de vender aviões comerciais para dezenas de países, inclusive os Estados Unidos. A meta de produção para este ano é de 110 aeronaves.


12/11/2003

Fonte: Agência Camara

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita