Comissão aprova nova regra na escolha de banco por estado


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou ontem substitutivo ao Projeto de Lei 5165/05, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que impede a renovação de contratos firmados por estados e municípios com instituições financeiras privadas. O objetivo da proposta é evitar que dinheiro público continue depositado em bancos estatais que foram privatizados. Segundo a autora, esses recursos devem permanecer em instituições financeiras oficiais para "alavancar suas operações, sobretudo as de maior alcance social".
Exigência de LICITAÇÃO
O substitutivo apresentado pelo relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), mantém a proibição de renovação dos contratos, mas determina a realização de LICITAÇÃO para escolha da instituição - pública ou privada - que receberá o depósito das verbas públicas. Figueiredo explica que o texto original poderia contribuir para a ineficiência na gestão dos recursos públicos, pois não leva em conta "a eventualidade de a instituição privatizada oferecer as melhores condições financeiras e operacionais para o depósito".
Tramitação
O projeto segue para análise em caráter conclusivo das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


15/09/2005

Fonte: Agência Câmara

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita