A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou ontem substitutivo ao Projeto de Lei 5165/05, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que impede a renovação de contratos firmados por estados e municípios com instituições financeiras privadas. O objetivo da proposta é evitar que dinheiro público continue depositado em bancos estatais que foram privatizados. Segundo a autora, esses recursos devem permanecer em instituições financeiras oficiais para "alavancar suas operações, sobretudo as de maior alcance social".
Exigência de LICITAÇÃO
O substitutivo apresentado pelo relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), mantém a proibição de renovação dos contratos, mas determina a realização de LICITAÇÃO para escolha da instituição - pública ou privada - que receberá o depósito das verbas públicas. Figueiredo explica que o texto original poderia contribuir para a ineficiência na gestão dos recursos públicos, pois não leva em conta "a eventualidade de a instituição privatizada oferecer as melhores condições financeiras e operacionais para o depósito".
Tramitação
O projeto segue para análise em caráter conclusivo das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
15/09/2005
22/01/2025
UEPG reabre licitação para construção da nova torre no Hospital Universitário
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pub...22/01/2025
Cemaden lança licitação para contratação de serviço de vigilância patrimonial
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...22/01/2025
Governo lança edital de licitação da 1ª etapa do Programa Goiás de Fibra
A Secretaria-Geral de Governo (SGG) publicou nesta...21/01/2025
Município de Cascavel anuncia licitação de R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos laboratoriais
O município de Cascavel, no Paraná, divulgou nesta...