Começa licitação para construção do TIP do Cabo


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) publica nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para a construção do terminal Integrado de Passageiros do município do Cabo de Santo Agostinho. Os recursos para a execução do projeto – orçado em R$ 3,7 milhões - foram autorizados na semana passada pelo governador Eduardo Campos.
O TIP do Cabo deve beneficiar, de forma direta e imediata aproximadamente 235 mil pessoas que residem ou trabalham nos municípios de Ipojuca e Cabo. O prazo de conclusão da obra é de 12 a 15 meses após o início dos trabalhos.
Atualmente 10 linhas do STPP/RMR e oito linhas municipais operam na região. Com a implantação do SEI no local – e a conseqüente divisão das linhas em alimentadoras e troncais – oito linhas do STPP e seis linhas municipais passarão a operar no local. Além disso, a operação das linhas municipais dentro do TIP vai facilitar o atendimento de comunidades como Charneca e Cidade Garapú.
Com uma área construída de 2,4 mil metros, o terminal terá capacidade para operar, ao mesmo tempo, com 15 ônibus (sendo 13 vagas para as linhas alimentadoras e duas para as troncais). A frota local será de 50 ônibus. Atualmente, 40 mil pessoas usam, diariamente, as linhas do STPP/RMR. Quando estiver operando em plena capacidade, a previsão é de que o TIP do Cabo alcance uma demanda diária de 60 mil passageiros.
Um dos maiores benefícios para a população será a redução do custo nas viagens, uma vez que eles passarão a contar com a tarifa única por sentido – paga apenas no primeiro deslocamento. Dessa forma, será possível, por exemplo, um usuário sair do TIP do Cabo e chegar até a ilha de Itamaracá, no litoral Norte, pagando apenas uma passagem.
A obra atende a uma demanda antiga da população local e faz parte do projeto de ampliação e melhora da qualidade do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife, diante das perspectivas de crescimento na região, com a concretização de projetos como o Estaleiro Atlântico Sul, a Refinaria General Abreu e Lima e o Pólo Petroquímico.


25/10/2007

Fonte: Pernambuco.com

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

12/04/2024

Aberta licitação para construção da sede da Administração de Sol Nascente/Pôr do Sol

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita