Com um aumento de 42% no valor máximo, a Prefeitura de Taubaté retomou a licitação que irá definir a empresa que ficará responsável pela implantação de um sistema personalizado para ser utilizado nas aulas online da rede municipal de ensino.
A sessão do pregão eletrônico havia sido marcada inicialmente para o dia 30 de março, mas acabou suspensa por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), após duas empresas apontarem que a primeira versão do edital tinha cláusulas restritivas, que impediriam a competição.
Com a retomada da licitação, a sessão do pregão eletrônico foi remarcada para o próximo dia 20.
VALOR.
Na primeira versão do edital, o valor máximo do contrato, que terá duração de 12 meses, era de R$ 2,127 milhões. Na segunda versão, passou para R$ 3,043 milhões.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura alegou que a mudança no valor ocorreu porque no novo edital foram incluídos requisitos de infraestrutura, “com a finalidade de garantir maior disponibilidade para a operação do sistema e uma operação fluída e rápida, mesmo com um grande volume de alunos acessando o sistema ao mesmo tempo”.
“A fim de atender estes requisitos, exige-se que o fornecedor do sistema hospede as aplicações em nuvem com crescimento automático, backups síncronos, replicação das aplicações e banco de dados em mais de um local (redundância geográfica), o que garante que o sistema permaneça conectado e operando, sem perda de dados ou lentidões, caso seja exigido mais do sistema, como em momentos de picos de acesso e de atividades, e também garantindo que a operação se mantenha, mesmo se houver um problema em algum dos servidores, softwares ou em alguma rota de conexão da internet”, explicou a Secretaria de Educação.
SISTEMA.
Com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), a Prefeitura diz que a rede terá “uma plataforma única e de maior acessibilidade a todos os alunos das escolas municipais de educação básica”.
A rede municipal de ensino tem aproximadamente 47 mil alunos, distribuídos em 123 escolas.
Entre março de 2020 e maio de 2021, a rede ficou sem aulas presenciais. As atividades nas escolas foram retomadas no dia 3 de maio, mas acabaram suspensas um mês depois, no início de junho, devido ao aumento de casos de Covid-19 na época. Ainda não foi divulgada uma nova data para a retomada as aulas presenciais.
13/07/2021
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...