Com restrições em cartórios, Estado dispensa cópias autenticadas em licitações urgentes


Edição extra do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul publicada na tarde desta quarta-feira (1º) dispensou empresas que participarem de licitação considera urgente na administração estadual de apresentarem documentos sem autenticação de cartórios, por conta da suspensão ou redução do experiente das serventias extrajudiciais.

A medida consta na resolução 114/2020 da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e integra as ações adotadas pela administração estadual em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O dispositivo já avisa que, em casos de licitações consideradas urgentes pelo gestor responsável, as suspensões de prazos sobre os processos licitatórios entre 20 de março e 30 de abril não seriam aplicáveis.

O problema é que, na apresentação da documentação, devem ser apresentadas cópias legíveis autenticadas por cartório competente ou servidor da Administração, ou ainda por meio de Diário Oficial e autenticação digital. A maior parte desses procedimentos depende dos serviços dos cartórios extrajudiciais que, por recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), tiveram serviços suspensos ou reduzidos o horário de expediente ou de atendimento ao público.

Pela resolução da SAD, os interessados em participar das licitações, não sendo possível a apresentação da documentação original com fotocópia para fins de autenticação por servidor público, poderão incluir os documentos sem a autenticidade da serventia judicial. Para tanto, porém, devem apresentar o ato das Corregedorias dos Tribunais de Justiça dos Estados –responsáveis pelos cartórios– apontando as restrições de atendimento; ao lado de declaração de que, apresentará a fotocópia autenticada em até 5 dias depois da retomada dos serviços notariais.

O interessado responderá civil, administrativa e penalmente pelas informações prestadas.


01/04/2020

Fonte: MidiaMax

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita