A Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec) lança, em breve, o edital de licitação para construção da adutora de Jaicós. A obra, estimada em R$ 129 milhões, resolverá o problema crônico de desabastecimento de água que afeta a população de toda a região. Os recursos estão garantidos pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Nós temos um problema geológico grave nessa região, que é o cristalino que não acumula água. Então, já se tentou soluções com o sistema de poços, açudes e nunca funcionou, porque a solução definitiva é a adutora”, explica o governador Rafael Fonteles.
O edital de licitação já foi finalizado e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional analisa a documentação. A expectativa da Sedec é iniciar a construção ainda este ano. O prazo de execução está estimado em 18 meses. “Essa adutora vai beneficiar a população inteira da cidade de Jaicós e duas localidades próximas a Patos do Piauí. A obra consiste na captação de água na barragem Poço Marruá e uma adução da água até a cidade de Jaicós”, explica Eduardo Apolônio, diretor de Engenharia e Reconstrução da Sedec.
Toda a região de Jaicós é atingida historicamente pela estiagem. Este ano, o fenômeno da seca verde (quando chove de forma insuficiente para fazer brotar a lavoura) provocou as perdas agrícolas e a necessidade de garantir um amparo social mais amplo. A seca atinge 129 municípios piauienses atualmente e, de forma emergencial, a Sedec vem adotando medidas para amenizar os efeitos.
Porém, a solução definitiva é levar a água de Poço Marruá por adução até Jaicós. A obra garantirá o abastecimento de água para uma população de mais de 20 mil pessoas que poderá ser usada para o abastecimento humano, irrigação de plantações e criação de animais.
12/08/2025
08/07/2026
Cruz abre licitação para contratar IA generativa voltada à educação municipal
A Prefeitura Municipal de Cruz, no Ceará, deu iníc...08/07/2026
Fundhacre abre licitação para aquisição de novos medicamentos e reforço do estoque hospitalar
A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fu...08/07/2026
Palmital abre licitação para recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade
A Prefeitura de Palmital, no interior de São Paulo...08/07/2026
Prefeitura de São Gonçalo do Pará abre licitação para compra de materiais esportivos
A Prefeitura de São Gonçalo do Pará, localizada na...