Com pregão eletrônico, São Mateus gasta menos que as estimativas


A tecnologia de licitação pela internet permitiu que os gastos com serviços e compras, estimados em mais de um milhão de reais, ficassem 350 mil reais a menos, em apenas cerca de 820 mil reais.
A Subprefeitura de São Mateus economizou, durante o ano de 2006, mais de 350 mil reais com as compras realizadas por meio de pregão eletrônico. O sistema foi implantado na subprefeitura em meados do mês de abril com o objetivo de tornar o sistema mais eficiente, econômico e evitando também fraudes nas licitações.
No período de abril a dezembro de 2006 foram realizados seis pregões eletrônicos. Nesses oito meses, a economia, em alguns casos, ultrapassou 50%. Um dos exemplos é a compra de lajes de concreto armado. Neste item, a foi estimado um gasto de 30,46 mil reais. A custo final ficou em 10.506 reais, uma economia de 65,51%.
Também na locação de veículos leves com motoristas foi obtida redução importante de 43,66%, enquanto que na contratação de serviços de vigilância, a economia ficou em torno de 25%.
No geral, por meio dos pregões eletrônicos, a redução do custo foi de 30,35% em 2006. Somando todos os seis pregões realizados, a estimativa de gasto que era 1,17 milhão de reais, com o novo modelo, ficou em apenas 819,16 mil reais.
Entre as vantagens de utilização do pregão eletrônico destacam-se a redução de custos operacionais e dos preços dos produtos e serviços, maior abrangência nos negócios, competição e transparência nas ações, além da eficiência operacional. Segundo o Subprefeito de São Mateus, “o pregão eletrônico é o processo de concorrência mais avançado atualmente e possui vantagens em relação ao processo de licitação convencional porque nenhum concorrente toma conhecimento da proposta do outro e a tomada de preços é rápida.”
O processo se realiza via Internet, os vencedores só comparecem ao órgão pregoeiro para assinar o contrato de fornecimento do material ou do serviço.


08/11/2006

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo

 

Curso Licitações

17/07/2024

Hospital de Palhoça 100% SUS anuncia data de licitação

A construção do primeiro hospital 100% SUS de Palh...

17/07/2024

Licitação para construção das alças de acesso da Antônio Heil será lançada pela terceira vez

O governo de Santa Catarina “já pode pedir música ...

17/07/2024

Estado lança licitação para conclusão do Núcleo Regional de Polícia Científica de Tubarão

O governo do Estado lançou nesta segunda-feira, di...

17/07/2024

TRE-MS abre licitação para contratar serviços de vigilância eletrônica por até R$ 3 milhões

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Gros...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita