Com modernização da iluminação pública, Prefeitura prevê lâmpadas de LED em até 2 anos


Para a troca das lâmpadas, está em andamento a licitação que definirá a empresa responsável; mas a Prefeitura já vem realizando melhorias na iluminação pública, com instalação de lâmpadas de LED na região central, no trevo do Burck, no Capivari e Ponte Preta; para o próximo semestre, a Prefeitura define o bairro que será beneficiado com a substituição das lâmpadas, por meio de convênio com a CPFL

Somando às obras em execução e projetadas por toda a cidade, Louveira passará em breve por uma reestruturação também no sistema de iluminação pública, com a substituição de todas as lâmpadas convencionais, de vapor metálico, por lâmpadas de LED. Para concretizar este projeto, a Prefeitura realiza atualmente a licitação para definição da empresa que será responsável pelo serviço. A previsão é que a troca aconteça por completo em até 2 anos. Em paralelo a este processo, as melhorias na iluminação pública já estão acontecendo. Neste mês de maio a Prefeitura instalou novos postes com lâmpadas de LED em diversos pontos importantes na região central, no trevo do Burck, no Capivari e na Ponte Preta.

“Hoje Louveira tem cerca de 10 mil postes e menos de 10% têm lâmpadas de LED. A modernização do sistema de iluminação pública é um caminho que Louveira precisa trilhar, é tão importante quanto todas as obras que estamos fazendo; aliás, ela compõe esse processo de melhorias da cidade, que trabalhando intensamente para entregar para a população. As lâmpadas de LED iluminam melhor, têm maior durabilidade, é mais econômica, mas o principal fator é que ela contribui muito para a segurança. A troca vai acontecer em toda a cidade de forma gradativa, mas hoje já estamos trabalhando na substituição das lâmpadas em alguns pontos da cidade, principalmente onde estamos realizando alguma obra”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore, a troca das lâmpadas por LED (Light Emitting Diode ou diodo emissor de luz) vai proporcionar um sistema mais moderno e garantir um serviço mais eficiente para a população.

“São muitas as vantagens; uma delas é a manutenção. Existe um sistema que identifica os postes que estão lâmpadas queimadas, por exemplo, e queremos implantar essa realidade aqui em Louveira. Na primeira fase seriam cerca de 500 postes, mas a intenção é ter esse sistema na cidade toda”, disse o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore.

Entre as novidades está ainda contagem dos postes. Para tanto, a Prefeitura realiza o georreferenciamento da iluminação pública. Hoje Louveira tem cerca de 10 mil postes, mas com este novo serviço de identificação, será possível obter informações mais precisas, incluindo os postes de praças e de outros pontos específicos.

O Secretário explica ainda que, apesar do sistema de identificação, a população também poderá informar a queima das lâmpadas, como acontece hoje, já que a empresa licitada terá que apresentar canais de comunicação com a população, seja por teleatendimento gratuito, whatsapp e aplicativo. Para tanto, todos os postes serão numerados, facilitando assim a sua identificação. Hoje a solicitação de troca de lâmpada por ser feitas pelo contato com a Secretaria de Serviços Públicos e pelo aplicativo do Cartão Cidadão.

Neste mês de maio, a Prefeitura instalou, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, postes com lâmpadas de LED na Estrada da Gruta, no Capivari, e no Núcleo Habitacional Osmar Câmara Dias, na Ponte Preta. E, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura fez a instalação de postes ornamentais no trevo do Burck e no Parque Municipal Capivari, onde as obras têm avançado com a construção da pista de caminhada e ciclovia, e também na Rua Adorno Zonaro, no centro da cidade. A rua, inaugurada no mês de março dentro do cronograma de entrega de obras pela administração em celebração ao aniversário de 58 anos de Louveira, recebeu 6 novos postes ornamentais, seguindo o padrão já existentes em outros pontos da cidade, entre eles, a Avenida Armando Steck, centro da cidade, Avenida Paulo Prado, no bairro Santo Antônio, parte da Avenida Ricieri Chiquetto e na ciclovia da Rodovia Romildo Prado.

Programa CPFL
No sentido de contribuir para o processo de modernização do sistema de iluminação pública, a Prefeitura de Louveira, por meio de convênio com a CPFL Paulista, receberá o serviço de substituição das lâmpadas convencionais por LED pata atender a um bairro específico, a ser definido pela Prefeitura. O serviço deve ser feito no próximo semestre em um local com até 400 pontos de iluminação.


26/05/2023

Fonte: G1 Globo

 

Curso Licitações

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...

24/04/2024

Edital de licitação para duplicação da BR 381 próximo a BH será publicado nesta quinta (25)

O Ministério dos Transportes vai lançar nesta quin...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita