Colômbia abre licitação de 13 áreas para exploração de petróleo marítima


BOGOTÁ - O governo colombiano anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, a abertura de licitações internacionais para arrematar 13 áreas no mar do Caribe para a exploração de petróleo e gás. O anúncio, feito pelo ministros de Minas e Energia, Hernán Martínez, dá conta de que as áreas que seráo licitadas têm, em média, 290 mil hectares. Estão compreendidas entre o Golfo de Urabá, no noroeste do país, próximo à fronteira com o Panamá, e o departamento de La Guajira, no extremo nodeste do território, próximo à fronteira com a Venezuela, ou seja, ao longo de todo o litoral do Caribe.
A Colômbia vem descobrindo pequenas jazidas de petróleo, ainda por desenvolver, que, com os atuais preços do petróleo no mercado mundial, não são rentáveis. Mesmo assim tem conseguido manter os níveis de produção, o que lhe garante a auto-suficiência de petróleo nos próximos anos, através de um plano de investimentos para uma maior recuperação de petróleo em campos velhos e para a extração de óleos pesados.
Atualmente, nas águas do Caribe, a estatal Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol), em associação com a ExxonMobil e a Petrobras, realiza atividades de exploração no bloco Tayrona, e com a BHP Billiton, nos chamados Fuerte Norte e Fuerte Sur. No ano passado, o país produziu 529.314 barris de petróleo por dia, um volume levemente superior ao de 2005.
A produção de 2006 foi apenas 65% da de 1999, a maior da história colombiana, quando foram extraídos 815.538 barris por dia. Em 2006, as reservas de hidrocarburetos do país fecharam em 1,511 bilhões de barris, 58 milhões a mais que as que tinha ao finalizar 2005, quando foram de 1,453 bilhões.
Martínez acredita que, com os níveis de exploração esperados, que vêem aumentando, será possível aumentar as descobertas, incrementar as reservas testadas, elevar a produção e melhorar o panorama energético no que diz respeito ao petróleo e gás para as próximas décadas.
Segundo a Agência Nacional de Hidrocarburetos, responsável pelo processo, o fim do prazo para as ofertas será 18 de setembro e entrega das áreas licitadas se dará nso primeiros dias de outubro deste ano.


12/04/2007

Fonte: O Globo

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita