O edital para aquisição de 120 câmeras de videomonitoramento, servidores e softwares finalizado pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) no final de 2020 foi revogado esta semana. Os equipamentos seriam utilizados na ampliação dos programas “Cidade Vigiada” e “Olho Vivo”. Um novo pregão eletrônico foi aberto.
De acordo com o diretor-executivo da Codiub, Marlon Soares, foram encontradas inconsistências no edital, como a não especificação do sistema de ampliação dos programas. O documento também estipulava que a empresa vencedora teria 30 dias para entregar os equipamentos, o que é inviável, segundo a companhia.
“O pregão eletrônico encerrado em 2020 tinha como único objetivo o registro de preço dessas câmeras, considerando que não havia nenhum registro de ampliação dos projetos para além do que já existe hoje”, afirmou Soares.
Conforme o diretor-executivo, o edital anterior também falhava ao não apontar itens necessários no futuro, como o processo de manutenção, instalação, manutenção técnica, equipamentos e ferramentas. Neste caso, seria necessário readequar o documento com a alteração de valores do contrato.
Dessa forma, um novo edital foi aberto para a disputa de empresas interessadas. O pregão eletrônico já está no ar e o resultado deve ser divulgado em até três meses.
“Ao revogarmos esse pregão eletrônico, já iniciamos imediatamente um novo, corrigindo esses vícios, e num prazo de até três meses já estará rodando como deveria ter acontecido em 2020”, completou Marlon Soares.
Os programas
O “Cidade Vigiada” e o “Olho Vivo” são programas de monitoramento de áreas públicas de Uberaba por meio de câmeras. Os equipamentos estão ligados a salas de operações com profissionais treinados para vigiar os pontos da cidade.
Inaugurado em 2020 pela Codiub, o “Cidade Vigiada” recebeu investimento de R$ 2 milhões na primeira fase do programa. São 120 câmeras espalhadas, com tecnologia capaz de realizar a leitura de placas e reconhecimento de caracteres, operadas pela Guarda Municipal 24 horas por dia.
Já o “Olho Vivo” é mais antigo, foi inaugurado em 2014 e é operado pela Polícia Militar (PM). As câmeras se movem em 360° a podem se aproximar até 150 metros do ponto a ser observado.
29/01/2021
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...