Codau publica licitação de barragem de nível no rio Claro e centros de reservação


O Codau publicou na sexta-feira (9) no Porta-Voz edital para licitação do novo sistema de bombeamento do rio Claro com a contração de barragem de nível e do sistema de bombeamento de água bruta para a transposição do rio Claro ao Ribeirão Saudade. A obra está orçada em R$ 2,379 milhões, com verba do Orçamento Geral da União (OGU), já assegurada através do contrato de repasse do Ministério das Cidades.

A barragem será erguida no local existente da captação atual no rio Claro e complementa assim as ações planejadas para a transposição hidrográfica definitiva. Deste pacote, 5,8 km de adutoras e instalações de dissipadores de energia no córrego Saudade estão concluídos.

A licitação está marcada para o dia 29 de novembro às 9h, na sede do Codau. A vencedora terá um prazo de contrato total de 240 dias, com limite para executar a obra em 180 dias. “A barragem será construída para reter a água do rio Claro e facilitar a transposição. O Codau tem hoje uma outorga para retirar água desse manancial e está agora complementando as obras do sistema, que passará a funcionar com energia elétrica e não mais com os motores movidos à diesel”, explicou Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau.

Reservatórios – Também foi publicado na semana passada (7) o edital da licitação de complementação das obras de três Centros de Reservação, o CR-5 (Abadia), CR-12 (Vila Ozanan) e CR-13 (Valim de Melo). A data será dia 27 de novembro.

A nova licitação, no valor de R$ 4,3 milhões, inclui a complementação das obras civis, além das instalações elétrica, hidromecânica e automação dos três Centros de Reservação. A vencedora assinará um contrato de 240 dias, com prazo de execução de 180 dias.

Luiz Guaritá explicou que somente agora foi possível fazer nova licitação para terminar as obras iniciadas pela empresa uberabense Engecald Montagem e Manutenção Industrial Ltda., que não conseguiu finalizá-las por questões financeiras internas. “Esperamos a Caixa Econômica Federal, o agente financiador desta obra, dar anuência final para fechar o processo de distrato com essa firma, que não deu conta de chegar até o final do contrato. Somente depois deste trâmite a Caixa permitiu nova licitação”, explicou ele.


13/11/2018

Fonte: Jornal de Uberaba

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita