A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) vai investir na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para o bairro rural de Ponte Alta. A equipe técnica está preparando o edital de licitação da obra, que está orçada em R$ 3,9 milhões.
O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, explica que a ETE vai modernizar o sistema de tratamento de esgoto no bairro, de acordo com as normas ambientais. O sistema de tratamento será com reator UASB e filtro biológico aeróbio, com decantação e tanque de cloração. “Hoje, o serviço prestado em Ponte Alta é por meio de fossa séptica, um tratamento primário e com eficiência limitada. A ETE que será construída está planejada para o futuro, com capacidade para atender uma população estimada de 3 mil habitantes, em um horizonte de 20 anos”, ressalta.
O projeto executivo para a construção da ETE está concluído e inclui detalhamento dos tratamentos preliminar, primário e secundário, e do lodo gerado; da Estação Elevatória de Esgoto Bruto; da Casa de Operação/Laboratório, além dos estudos de concepção e autodepuração do corpo hídrico, projeto de estruturas, ensaios de sondagem do solo e manual de operação. A Codau também já iniciou os trâmites para o licenciamento ambiental para a construção. A expectativa é que o processo licitatório seja concluído até o final do ano, com início das obras logo em seguida.
A ETE de Ponte Alta será construída em uma área de quase 7 mil metros quadrados, ao lado da fossa séptica. Com o início das operações da estação, a fossa será desativada.
01/09/2022
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...