Brasília - O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, ontem, a oferta de 1.134 blocos na sétima rodada de licitações de áreas petrolíferas e de gás, que será realizada em outubro. O diretor-geral interino da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, informou que 8,5% desses blocos referem-se a áreas com alta potencialidade de descobertas, e que estão basicamente localizadas nas bacias de Campos e Sergipe. Lima reiterou que o foco dessa licitação será o gás natural.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os blocos estão localizados em 34 setores das 14 bacias sedimentares pesquisadas e ocupam área de 397.661 quilômetros quadrados. Do total aprovado, 430 blocos estão localizados em bacias maduras.
Lima adiantou também que foi aprovada a venda de blocos marginais, ou seja, de pequena potencialidade, para atrair empresas de menor porte. Segundo ele, são 20 blocos nessa situação nas Bacias de Sergipe e da Bahia, com certeza da existência de petróleo, e que totalizam potencial de produção de cerca de 725 mil barris/dia. `Queremos abrir a porta para dezenas de novas empresas`, afirmou Lima após a reunião do CNPE.
O diretor da ANP explicou ainda que esses blocos marginais serão leiloados com os demais, mas que o critério de classificação não será por meio de oferta financeira, mas pelo projeto de exploração.
15/04/2005
22/01/2025
Cemaden lança licitação para contratação de serviço de vigilância patrimonial
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...22/01/2025
UEPG reabre licitação para construção da nova torre no Hospital Universitário
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pub...22/01/2025
Cemaden lança licitação para contratação de serviço de vigilância patrimonial
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...21/01/2025
Novacap abre licitação para estacionamentos em Águas Claras e outras regiões do DF
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil...