A Prefeitura de Piracicaba (SP) vai abrir licitação para contratar uma nova clínica de internação para homens com dependência de álcool e outras drogas. A instituição que prestava serviço à Secretaria de Saúde, chamada Euclides Gomes Fernandes & Silva Ltda, fechou e a quebra de contrato foi publicada esta semana em Diário Oficial.
Segundo a Secretaria de Saúde, o fechamento foi descoberto quando a pasta procurou a clínica para encaminhar um dependente químico em novembro de 2017. "Foi solicitada internação de paciente, porém, a empresa não atendeu à solicitação e a Coordenação da Saúde Mental foi informada de que a clínica fechou", informou a secretaria.
O contrato previa vaga para até cinco pacientes encaminhados pelo ambulatório de Saúde Mental do Pronto-Socorro (PS) Vila Cristina e a empresa era responsável também pelo transporte, segundo o edital. O pagamento ocorria quando o paciente era encaminhado, explicou a pasta. A internação durava no mínimo seis meses e o fechamento da clínica não causou dano ao erário municipal, afirma a secretaria.
Atendimento
Os usuários de drogas atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba passam por avaliação no PS Vila Cristina e, se houver recomendação, são encaminhados para a Casa de Saúde Bezerra de Meneses, unidade de Rio Claro que é a referência para o atendimento em Piracicaba.
Ao deixar a Bezerra de Meneses, o paciente continua o tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD), no bairro Campestre. Se o acompanhamento não é suficiente para melhora do paciente, há o encaminhamento para a clínica que presta o serviço intermediário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
"Quando um determinado paciente, depois de passar por um tratamento de curta duração na Bezerra de Meneses, não responde ao acompanhamento oferecido pelo CAPS AD, do Campestre, ou seja, quando o acompanhamento ambulatorial oferecido pela nossa rede não é suficiente, é solicitado o tratamento em alguma clínica especializada que ofereça esse serviço intermediário à prefeitura. Esse é o caso da Clínica Euclides Gomes Fernandes & Silva Ltda", explicou a prefeitura.
Novo contrato
Foram publicados três quebras de contratos no Diário Oficial de quarta-feira (18) com a empresa, sendo o mais antigo de 2012. Todos tinham o mesmo objeto, a disponibilidade de vagas para internação. Em 22 de março de 2017 a prefeitura publicou o último aditamento com a clínica.
Além do rompimento do contrato, a prefeitura aplicou pena de suspensão de seis meses da permissão da empresa firmar contratos com o poder público municipal.
De acordo com a prefeitura, o paciente que seria internado em novembro do ano passado retornou para a Casa de Saúde Bezerra de Meneses. Enquanto o novo contrato não for assinado, os usuários que precisarem de internação devem seguir o mesmo caminho deste paciente.
A prefeitura informou que está em "fase de abertura da nova licitação", mas não deu prazo para assinar a contratação. O G1 não conseguiu localizar responsáveis pela clínica fechada.
21/04/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...