O Consórcio Interfederativo de Saúde e Multifinalitário do Alto Vale do Itajaí (CISAMAVI) abriu uma licitação conjunta para contratar empresa especializada na elaboração de projetos técnicos voltados à limpeza e desassoreamento de rios. A iniciativa regional envolve 15 municípios que manifestaram interesse em participar da ação compartilhada.
Edital e prazos
O edital foi publicado na quinta-feira (2) e ficará aberto para recebimento de propostas até as 8h do dia 17 de outubro. Cada município participante já definiu os trechos a serem contemplados. Os projetos técnicos terão como objetivo estimar o volume de material a ser retirado e indicar os pontos adequados para a execução das intervenções. Os recursos para a elaboração dos estudos e a execução das obras serão repassados pela Defesa Civil de Santa Catarina.
Serviços e abrangência da licitação
A licitação abrange serviços de engenharia para elaboração de projetos técnicos, realização de levantamentos, emissão de laudos e obtenção das licenças ambientais necessárias. Ao todo, a ação prevê o mapeamento e análise de 246 quilômetros de rios, distribuídos entre os municípios da seguinte forma:
Agrolândia: 20 km
Agronômica: 13 km
Atalanta: 10 km
Aurora: 10 km
Braço do Trombudo: 22 km
Chapadão do Lageado: 1 km
Ibirama: 64 km
Imbuia: 2 km
Ituporanga: 19 km
Laurentino: 11 km
Lontras: 16 km
Presidente Getúlio: 18 km
Rio do Sul: 14 km
Trombudo Central: 20 km
Vitor Meireles: 6 km
Ações individuais para municípios não participantes
Os municípios que não aderiram à licitação conjunta deverão conduzir ações similares de forma individual.
Gestão integrada e agilidade nos projetos
Para o prefeito de Rio do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), Manoel Arisoli Pereira, a iniciativa representa um avanço na gestão dos recursos hídricos da região.
“Essa é uma necessidade básica e urgente. Com projetos bem elaborados, o Governo do Estado poderá liberar os recursos para que a limpeza e o desassoreamento dos rios sejam executados. Já tivemos essa experiência em Rio do Sul e agora queremos expandir para toda a região”, destacou.
Ele acrescentou que a contratação de uma única empresa responsável por todos os projetos garante agilidade e continuidade. “Os trechos são interligados, os rios não têm fronteiras, por isso os projetos precisam se complementar. Esse modelo fortalece a gestão integrada e permite uma resposta mais rápida às demandas ambientais”, concluiu.
Fonte: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Rio do Sul
03/10/2025
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...