Cidade ganha mais sete mil pontos de iluminação pública


Programa de ampliação iniciado em 2006 prevê a instalação de 22 mil pontos de luz no final de 2007. Até primeiro semestre deste ano, já foram colocadas cerca de 15 mil unidades de iluminação em ruas, praças, vielas e avenidas de vários bairros periféricos da Capital.
A iluminação pública tem papel fundamental nas áreas centrais de grandes cidades como São Paulo, mas também é muito importante na vida das pessoas que moram nos bairros mais distantes. Muitos fazem da noite seu ganha-pão, estudam ou apenas procuram diversão nos bares, cinemas, teatros, parques e praças da Cidade, e já associaram a falta de iluminação pública com o crescimento dos índices de criminalidade nos centros urbanos.
Com o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Serviços, a vida de muitas famílias que antes viviam em ruas sem nenhum tipo de iluminação começou a mudar. É o caso de moradores da região de Parelheiros, na Zona Sul, que relatam que durante a noite as ruas costumavam ficar desertas, o medo de assaltos era constante e a atenção tinha de ser redobrada, pois as pessoas tropeçavam em buracos e chegavam a se machucar. "A iluminação facilita a vida em todos os sentidos. É muito bom mesmo e importante no sentido de valorizar o lugar e servir como proteção e segurança a todas as pessoas que moram aqui", relata Cecílio Cocuzzi, morador da região há mais de 20 anos.
A região de Parelheiros recebeu, desde o início do programa de ampliação da rede de iluminação pública, implementado pela Prefeitura, 1.023 novos pontos e, até o fim do ano, serão instaladas mais 1.337 unidades de iluminação.
Outra região que também está mudando a cara, na mesma Zona Sul, é a Capela do Socorro. Lá já foram instaladas 2.196 novas luminárias, beneficiando diretamente cerca de 110 mil pessoas. Além de Parelheiros e Capela do Socorro, o Ilume atendeu outros bairros pertencentes às Subprefeituras Campo Limpo, Jabaquara, Santo Amaro, M'Boi Mirim e Cidade Ademar, todas na Zona Sul.
Os moradores da Zona Leste também estão sendo beneficiados com os serviços que o Ilume vem desenvolvendo em vários bairros. Alcides Ângelo Domiciano, morador da Vila Prudente há 29 anos, comemorou a instalação de três pontos na viela 2, que corta a rua Pedro de Castro Velho com a avenida Lauro Xerfan. "Eu evitava andar pelo local devido à minha visão, que já não está tão boa. Agora, com a iluminação, vou passar pela viela com mais freqüência", relata Alcides. As ruas que abrangem a Subprefeitura de Vila Prudente vão receber 392 pontos de iluminação em 2007.
Os novos pontos de luz se espalham por toda a Cidade. Na Zona Norte, as regiões de Perus e Pirituba vêm sendo atendidas pelo programa de ampliação. Ruas, praças, avenidas e vielas de Perus receberam 392 unidades de iluminação e está prevista a instalação de mais 108 pontos. Em Pirituba foram instaladas 604 lâmpadas e até o fim do ano a região vai ganhar outras 368.
No bairro da Freguesia do Ó os moradores estão mais tranqüilos, pois agora podem andar pelas ruas à noite. "O lugar está mais iluminado e os usuários de drogas já não ficam mais por aqui. Agora podemos sair para trabalhar com segurança", relata Daniela de Barros, moradora do bairro há três anos.
O programa de ampliação foi iniciado em 2006 e prevê a instalação de 22 mil pontos de luz até o fim de 2007 em toda a Cidade. O programa tem investimentos de R$ 28 milhões, e beneficiará em torno de um milhão de pessoas. De acordo com dados do Ilume, foram instalados até o primeiro semestre cerca de 15 mil novas unidades em ruas, praças, vielas e avenidas de vários bairros periféricos da Capital. A expectativa é implementar mais sete mil. "Estamos seguindo o cronograma previsto. Instalamos em média 1.500 pontos de iluminação por mês por meio das empresas contratadas", diz o diretor de ampliação do Ilume.
A rede de iluminação pública de São Paulo, com mais de 530 mil lâmpadas, é das maiores do mundo e não pára de crescer. Para manter todo o sistema funcionando, a Prefeitura conta atualmente com 90 equipes de manutenção.
A licitação para a contratação de novas empresas que farão a gestão integrada dos serviços de iluminação pública está em andamento. A iluminação não funciona apenas como item de segurança, mas dá vida à metrópole, orientando aqueles que visitam a Cidade e proporcionando melhor qualidade de vida para todos que aqui vivem.


10/09/2007

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Paulo-SP

 

Avisos Licitações

17/07/2024

Hospital de Palhoça 100% SUS anuncia data de licitação

A construção do primeiro hospital 100% SUS de Palh...

17/07/2024

Licitação para construção das alças de acesso da Antônio Heil será lançada pela terceira vez

O governo de Santa Catarina “já pode pedir música ...

17/07/2024

Estado lança licitação para conclusão do Núcleo Regional de Polícia Científica de Tubarão

O governo do Estado lançou nesta segunda-feira, di...

17/07/2024

TRE-MS abre licitação para contratar serviços de vigilância eletrônica por até R$ 3 milhões

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Gros...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita