PEQUIM - A China ofereceu ampliar o acesso das companhias estrangeiras aos processos de compras do governo, num esforço para resolver queixas internacionais de que o país discrimina os fornecedores estrangeiros. A oferta foi apresentada na forma de uma nova proposta para tornar-se membro do grupo de Acordo sobre Licitações Governamentais (AGP, na sigla em inglês) da Organização Mundial do Comércio (OMC), que exige acesso não discriminatório às compras dos governos. Mas analistas afirmam que a iniciativa ainda não deve ter o alcance suficiente para acabar com as reclamações, segundo o The Wall Street Journal.
No cenário interno, o governo chinês informou que manterá o controle sobre o crédito ao setor imobiliário porque seus bancos estão enfrentando riscos com os empréstimos. Liu Mingkang, presidente do órgão regulador do país, disse que a dívida dos governos locais é um desafio aos bancos chineses.
Ele também pediu que os bancos conduzam testes de estresse de seus empréstimos a projetos imobiliários e a outros setores relacionados a propriedade para gerenciar melhor os riscos.
Ontem, o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) revisou para cima sua previsão de crescimento das economias da Ásia Oriental de 7,7% a 8,1%, mas alertou que haverá estagnação em 2011.
Mais cedo, o governo chinês rejeitou a ideia de que tenha se tornado o maior consumidor mundial de energia, à frente dos EUA, citando a Agência Internacional de Energia.
21/07/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...