Chico Daltro lança licitação para obra em encontro


O vice-governador Chico Daltro assinou nesta quinta-feira (29.08) a autorização para que seja elaborado o projeto técnico de construção da sede definitiva da faculdade indígena em Barra do Bugres. A assinatura foi feita durante o encerramento do Encontro dos Povos Indígenas de Mato Grosso e assembleia geral ordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), realizados na aldeia Umutina em Barra do Bugres.

Chico Daltro lembrou que o campus indígenas em Barra do Bugres é o único do Brasil e que apenas outros três países no mundo há faculdades indígenas. A sede definitiva será construída em um terreno de 5 mil m² doado pela Empaer e contará com salas de aula, alojamento e espaço de recreação. “Vai ser um marco, um cartão postal para o Brasil”, disse. Daltro também elogiou o encontro realizado pelos povos indígenas. “A maior força de uma comunidade é sua organização”.

O vice-governador aproveitou ainda para enaltecer o trabalho feito pela superintendência de Assuntos Indígenas, órgão vinculado à vice-governadoria. O cacique geral do povo Umutina, Lucimar agradeceu ao apoio e disse que é justamente disso que a aldeia precisa. Ele lembrou da história de sofrimento do seu povo durante o começo do século XX, quando os Umutina tiveram sua língua e seus rituais proibidos.
O evento foi marcado por apresentações culturais, com a leitura de poemas indígenas, dança e a execução do Hino Nacional Brasileiro em língua indígena. O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, disse que, em sua gestão, tem dado total apoio a aldeia e que sonha em transformar o lugar em um ponto turístico, mostrando toda a cultura local.

Habitação
O vice-governador está visitando municípios da região do Alto Paraguai e Tangará da Serra, lançando o programa MT Habita Mais, da casa do servidor público. Na aldeia Umutina, ele lembrou de outros programas de habitação do Governo, incluindo o Habitação Rural, que irá construir 20 mil casas na zona rural de Mato Grosso. “Serão beneficiados os pequenos produtores, os quilombolas e também os índios.Todas as aldeias que quiserem construir suas casas, irão conseguir”.


30/08/2013

Fonte: Midia News

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita