O vice-governador Chico Daltro assinou nesta quinta-feira (29.08) a autorização para que seja elaborado o projeto técnico de construção da sede definitiva da faculdade indígena em Barra do Bugres. A assinatura foi feita durante o encerramento do Encontro dos Povos Indígenas de Mato Grosso e assembleia geral ordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), realizados na aldeia Umutina em Barra do Bugres.
Chico Daltro lembrou que o campus indígenas em Barra do Bugres é o único do Brasil e que apenas outros três países no mundo há faculdades indígenas. A sede definitiva será construída em um terreno de 5 mil m² doado pela Empaer e contará com salas de aula, alojamento e espaço de recreação. “Vai ser um marco, um cartão postal para o Brasil”, disse. Daltro também elogiou o encontro realizado pelos povos indígenas. “A maior força de uma comunidade é sua organização”.
O vice-governador aproveitou ainda para enaltecer o trabalho feito pela superintendência de Assuntos Indígenas, órgão vinculado à vice-governadoria. O cacique geral do povo Umutina, Lucimar agradeceu ao apoio e disse que é justamente disso que a aldeia precisa. Ele lembrou da história de sofrimento do seu povo durante o começo do século XX, quando os Umutina tiveram sua língua e seus rituais proibidos.
O evento foi marcado por apresentações culturais, com a leitura de poemas indígenas, dança e a execução do Hino Nacional Brasileiro em língua indígena. O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, disse que, em sua gestão, tem dado total apoio a aldeia e que sonha em transformar o lugar em um ponto turístico, mostrando toda a cultura local.
Habitação
O vice-governador está visitando municípios da região do Alto Paraguai e Tangará da Serra, lançando o programa MT Habita Mais, da casa do servidor público. Na aldeia Umutina, ele lembrou de outros programas de habitação do Governo, incluindo o Habitação Rural, que irá construir 20 mil casas na zona rural de Mato Grosso. “Serão beneficiados os pequenos produtores, os quilombolas e também os índios.Todas as aldeias que quiserem construir suas casas, irão conseguir”.
30/08/2013
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...