CGU vai investigar fraudes na compra de ônibus escolares


Brasília - A Controladoria Geral da União vai investigar as fraudes na compra de ônibus escolares em municípios de todo o país entre os anos de 2000 e 2003. De acordo o controlador-geral, ministro Jorge Hage, o esquema de fraude é semelhante ao da compra superfaturada de ambulâncias com recursos de emendas parlamentares, investigado pela CPI dos Sanguessugas.
"Descobrimos irregularidades inicialmente concentradas nos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Estamos, agora, fazendo essa verificação para o país todo e nos convênios que foram celebrados entre os anos de 2000 e 2003", disse Hage em entrevista à Rádio Nacional.
O ministro afirmou que as fraudes na compra de ônibus escolares são do governo anterior, já que, atualmente, esse programa foi modificado. Agora, os recursos para a compra de veículos de transporte escolar não são mais repassados aos municípios.
"O antigo programa, que era para a aquisição de veículos escolares, foi transformado num programa de apoio, manutenção e locação de veículos escolares. Acabou aí o prato em que essa máfia costumava alimentar-se", disse.
De acordo com o ministro, também foram detectadas fraudes no programa de inclusão digital do Ministério da Ciência e Tecnologia. O esquema funcionava por meio de Organizações Não-Governamentais (ONGs) que eram formadas com o objetivo de fraudar o programa. Segundo o ministro, em alguns casos, havia ligações com parlamentares.
"Um programa da maior importância que visa a expandir o número de cidadãos que têm acesso à era digital e que, no entanto, vinha também sendo objeto de fraude e de falcatruas por parte de máfias semelhantes [à dos sanguessugas]", ressaltou.
Jorge Hage disse que essas quadrilhas que fraudam licitações atuam no Brasil desde a década de 90 e que a intenção da Controladoria é investigar, também, os convênios assinados durante aquele período.


07/07/2006

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações

28/05/2024

Licitação para concessão de água e esgoto em Divinópolis será em julho

A Prefeitura de Divinópolis publicou o edital para...

28/05/2024

Lajeado Novo lança licitação milionária para material de escritório

A Prefeitura de Lajeado Novo anunciou um

27/05/2024

Prefeitura de Cascavel realiza licitação para definir empresa para serviço de combustíveis

O último contrato para o abastecimento dos 903 veí...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita