A CGU (Controladoria Geral da União) sorteia amanhã, em Brasília, 60 municípios e oito Estados para fiscalizar a aplicação de recursos repassados pelo governo federal para realização de programas federais.
O sorteio será no auditório da Agência Planalto da Caixa Econômica Federal, às 10h, e contará com a presença do ministro Jorge Hage (Controladoria Geral).
No sorteio realizado em agosto, Hage admitiu que pelo menos 20% dos municípios fiscalizados pela CGU no país apresentaram irregularidades "graves" na gestão dos recursos públicos. Na ocasião, Hage responsabilizou o Poder Judiciário pela demora na aplicação de punições aos municípios onde há fraudes e ações de corrupção.
Segundo Hage, o governo federal já demitiu mais de 1.700 agentes públicos por improbidade nos cinco primeiros anos. Há ainda sindicâncias em andamento.
Entre os municípios que registram irregularidades "médias", segundo o ministro, o índice chega a 70% do total de cidades fiscalizadas pelo governo. A principal fonte de desvios, de acordo com Hage, está em ações de corrupção encontradas em todo o país.
28/10/2008
15/03/2025
Governo abre licitação para construção de quadra coberta do Maria Garcia Pessi
Conforme informado pelo deputado Zé Milton, na sem...15/03/2025
Licitação da merenda sairá do papel dia 24 em meio às queixas em Rio Claro
A Prefeitura de Rio Claro realiza no próximo dia 2...14/03/2025
Governo do Ceará abre licitação para obras do VLT Aeroporto-Castelão
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infr...15/03/2025
Cascavel abre licitação de R$ 2,5 milhões para compra de curativos especiais
A Prefeitura Municipal de Cascavel, anunciou no Di...