CGU faz balanço das irregularidades identificadas em contratos do governo


Um relatório da Controladoria Geral da União, entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, mostrou que 47 diretores de estatais e funcionários públicos foram afastados desde o início das investigações sobre contratos do governo.
Segundo a Controladoria, foram afastados 29 diretores dos Correios, Instituto de Resseguros do Brasil, Casa da Moeda, Embratur, Instituto Nuclear Brasileiro, Eletronuclear, Eletronorte e Banco do Brasil. Foram abertos processos disciplinares contra cinco funcionários de carreira, que podem ser demitidos.
A Controladoria também abriu processos contra funcionários públicos ligados a partidos que receberam dinheiro do empresário Marcos Valério. E responsabilizou diretores de Furnas, Eletronuclear e Infraero por contratar, sem licitação, corretoras que intermediaram operações de resseguros.
No IRB, dois ex-diretores foram responsabilizados por pagar indenização irregular no valor de R$ 15 milhões.
Na investigação nos fundos de pensão, a Controladoria encontrou irregularidades no fundo Real Grandeza, de Furnas, que teve prejuízo com aplicações no Banco Santos no BMG. E no Núcleos, da Eletronuclear, que apresentou problemas nas áreas de investimentos e de benefícios.
A Real Grandeza informou que a antiga diretoria do fundo enviou à Controladoria todas as informações solicitadas - e que prefere não se posicionar por enquanto. A direção do núcleos disse desconhecer a auditoria. Também em resposta à CGU, a Infraero afirmou que quem contrata a corretora de seguros é o IRB - e por isso não poderia ter praticado tráfico de influência. Já o IRB informou que não vai comentar as acusações porque ainda não recebeu o relatório.


06/09/2005

Fonte: Globo Online

 

Curso Licitações

24/06/2024

Paraíso do Tocantins prepara licitação para iluminação em LED do estádio Antônio Damião

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins informou na s...

23/06/2024

Publicado aviso de licitação para reforma da UMS Abadia

Publicado aviso de licitação para reforma da Unida...

23/06/2024

Marília terá unidade do PPP Novas Escolas; edital de licitação já saiu

Acidade de Marília foi contemplada com unidade do ...

21/06/2024

Licenças ambiental e de construção de condomínio industrial de Castanhal terão licitação integrada

Após o segundo processo de licitação, sem uma empr...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita