Um relatório da Controladoria Geral da União, entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, mostrou que 47 diretores de estatais e funcionários públicos foram afastados desde o início das investigações sobre contratos do governo.
Segundo a Controladoria, foram afastados 29 diretores dos Correios, Instituto de Resseguros do Brasil, Casa da Moeda, Embratur, Instituto Nuclear Brasileiro, Eletronuclear, Eletronorte e Banco do Brasil. Foram abertos processos disciplinares contra cinco funcionários de carreira, que podem ser demitidos.
A Controladoria também abriu processos contra funcionários públicos ligados a partidos que receberam dinheiro do empresário Marcos Valério. E responsabilizou diretores de Furnas, Eletronuclear e Infraero por contratar, sem licitação, corretoras que intermediaram operações de resseguros.
No IRB, dois ex-diretores foram responsabilizados por pagar indenização irregular no valor de R$ 15 milhões.
Na investigação nos fundos de pensão, a Controladoria encontrou irregularidades no fundo Real Grandeza, de Furnas, que teve prejuízo com aplicações no Banco Santos no BMG. E no Núcleos, da Eletronuclear, que apresentou problemas nas áreas de investimentos e de benefícios.
A Real Grandeza informou que a antiga diretoria do fundo enviou à Controladoria todas as informações solicitadas - e que prefere não se posicionar por enquanto. A direção do núcleos disse desconhecer a auditoria. Também em resposta à CGU, a Infraero afirmou que quem contrata a corretora de seguros é o IRB - e por isso não poderia ter praticado tráfico de influência. Já o IRB informou que não vai comentar as acusações porque ainda não recebeu o relatório.
06/09/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...