A CGU (Controladoria-Geral da União) declarou a inidoneidade de três empresas por suspeita da fraude nas licitações. Com a decisão do ministro Jorge Hage (Controladoria-Geral), as empresas Conservo Brasília Serviços Técnicos, Conservo Brasília Empresa de Segurança e Expresso 21.com estão proibidas de contratar com a administração pública federal.
Segundo o ministro, ficaram caracterizadas nos contratos "práticas de atos ilícitos que, além de objetivarem frustrar os princípios licitatórios, atentam contra a necessária idoneidade das empresas para contratações públicas".
Os contratos foram firmados com os ministérios da Justiça, dos Transportes e da Ciência e Tecnologia, além do Departamento Nacional de Produção Mineral e Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para contratação de mão-de-obra e prestação de serviços nas áreas de segurança, limpeza, informática e eventos.
Segundo a CGU, a decisão se baseou em auditorias internas e com investigação feita pela Polícia Federal na Operação Mão-de-Obra, que analisou documentos apreendidos nas empresas e nos órgãos do governo e escutas telefônicas.
O advogado da Expresso 21.com, Celso Lemos, disse que a decisão da CGU se baseou em dois diálogos monitorados "que tiveram interpretação equivocada pela Polícia Federal".
"A única prova que eles têm são dois diálogos que tiveram interpretação equivocada pela PF", afirmou Lemos, que pretende recorrer da decisão na própria CGU e na Justiça.
A reportagem não localizou nenhum representante do Grupo Conservo para comentar a decisão.
21/10/2008
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...