CET usou contratos de emergência


Desde julho de 2005, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) utiliza 950 palmtops comprados sem licitação. Nesse período, a CET assinou seis contratos emergenciais com as empresas Vivo, Siemens e Sisgraph, no valor total de R$ 28,7 milhões. O que motivou a assinatura do primeiro contrato emergencial foi o fim do acordo com a companhia de radiocomunicação que prestava serviços à CET - sob a justificativa de que os marronzinhos (fiscais de tráfego) não poderiam ficar sem aparelhos para comunicação.



Logo depois, o Tribunal de Contas do Município (TCM) suspendeu o edital de licitação da Secretaria dos Transportes, por considerá-lo irregular e os marronzinhos continuaram utilizando os palmtops por contratos emergenciais.



Em 2006, o Ministério Público passou a investigar a CET por improbidade administrativa. A Secretaria dos Transportes informou que continuou utilizando os aparelhos por contrato emergencial enquanto a ação se desenrolava no MP. Em janeiro deste ano, após novos pareceres contrários do TCM, decidiu cancelar o contrato e informou estar trabalhando em um novo edital. Enquanto a licitação não sai, a secretaria fechou um acordo com as operadoras para manter o uso dos palmtops.



O sindicato dos marronzinhos (Sindviários) alega que o uso dos palmtops para a comunicação - funciona como um celular comum -, no lugar do sistema de rádio, é ineficiente. "Antes, éramos os primeiros a chegar ao local dos acidentes. Agora, demoramos até cinco vezes mais. Somos os últimos", diz o presidente do Sindviários, Luiz Antônio Queiroz. Além disso, por incompatibilidade entre os sistemas dos palmtops e da companhia, as multas continuam sendo aplicadas em talões de papel.


25/02/2008

Fonte: Jornal do Commércio

 

Curso Licitações

19/06/2024

Governo do Estado lança licitação para requalificação do Parque de Pituaçu

A licitação para requalificação do Parque Metropol...

19/06/2024

Palhoça autoriza licitação para novo hospital municipal

O prefeito Eduardo Freccia (PSD) anunciou nesta qu...

19/06/2024

Eletronuclear prevê licitação de Angra 3 para primeiro semestre de 2025

BRASÍLIA – O presidente da Eletronuclear, Raul Lyc...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita