Central de Compras implantará pregão próprio este ano


A Central de Compras (Superintendência de Compras e Suprimento), vinculada à Secretaria de Estado de Gestão (Seges) do governo do Estado, dará continuidade ao seu processo de renovação tecnológica em 2005. A afirmação é do superintendente Waldomiro Morelli, que lista entre as inovações a implantação de um sistema de Pregão Eletrônico com tecnologia e recursos do próprio Estado e a integração do Sistema Gestor de Compras, utilizado pela Central, com o Siafem - Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios.
Entre os resultados esperados com a implantação do Pregão Eletrônico do governo estadual encontra-se a redução dos custos aos fornecedores, já que atualmente as compras através da modalidade – via Internet - são realizadas em convênio com Bolsa Brasileira de Mercadorias de MS – BBM/MS (bolsa@bmms.com).
Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do país a utilizar a modalidade, implantada em 2001. Em 2002 o governo federal adotou o pregão no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, mediante a Lei nº 10.520 de 17 de julho, tendo como referência a experiência desenvolvida pioneiramente em Mato Grosso do Sul.
Outra inovação para 2005, de acordo com o superintendente, é a integração do Sistema Gestor de Compras ao Siafem - Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios. Já em utilização, o Sistema Gestor de Compras reúne os órgãos da administração estadual com o objetivo de agilizar as aquisições, que são acompanhadas por meio eletrônico durante a tramitação. Permite também a emissão de documentos, a observação dos prazos regulamentares e a produção de relatórios gerenciais para a análise das aquisições de cada órgão.
Sua integração ao Siafem permitirá a padronização de materiais com a codificação utilizada pelo órgão federal, viabilizando a conclusão dos processos de compra até a liquidação dos empenhos, reduzindo o trabalho dos órgãos (que não mais necessitarão re-digitar os resultados das licitações para a elaboração dos empenhos).
Constituído a partir do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi, utilizado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito do governo federal, o Siafem (um sistema de informações) tem como objetivo proporcionar total transparência à administração dos recursos públicos, agilizando, simplificando e padronizando a execução orçamentária, financeira e contábil dos estados e municípios, modernizando assim suas administrações.


16/01/2005

Fonte: RMT On line

 

Curso Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita