Cemig acelera a renovação com compra


São Paulo - Com investimento de R$ 42,5 milhões na compra de 682 veículos entre picapes e caminhões leves, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está promovendo a maior renovação de frota nos últimos anos. A renovação cobre um terço de frota de 2 mil veículos.
A compra, feita em sistema de pregão, envolveu 241 caminhões leves Daily, montados pela Iveco, localizada na cidade de Sete Lagoas, em Minas. Este contrato incluiu versões Daily Campo com motor eletrônico 35.13 equipadas com escada giratória, Daily Campo 35.13 com carroceria metálica e também versões sem implemento. Além dos modelos com motor eletrônico, a Cemig comprou também 11 unidades Daily 35.10 com cabine dupla. O negócio da Iveco envolveu também o fornecimento dos implementos, feitos por empresa especializada. Os Daily serão utilizados para manutenção da rede de energia e transporte de equipes operacionais na prestação de serviços e atendimento direto a 17 milhões de pessoas, nos 774 municípios do estado.
Segundo Luís Carlos Rocha Ribeiro, gerente de transportes da Cemig, a empresa ficou algum tempo sem renovar. "Foi a partir de 2001 que iniciamos a substituição. Hoje, a idade média da frota é de 6 anos, mas queremos baixar para 5 anos". Mas, claro, não é apenas por isso. Veículos mais novos são sinônimos de maior disponibilidade e menor custo operacional da frota. "Chegamos a ter uma indisponibilidade entre 20% e 30% da frota", diz Rocha.
A frota operacional da Cemig atinge quase 2,9 mil unidades - 900 são automóveis, alugados. Os 2 mil veículos próprios estão enquadrados em diferentes perfis: picapes e caminhões leves até cavalos-mecânicos.
A Cemig, com 50% de seu controle nas mãos do estado mineiro, tem feito leilões para a venda seus veículos usados. Há cerca de um mês, por exemplo, leiloou 124 picapes C20, da General Motors, fabricadas em 1992. Outro pregão, em torno de 120 unidades, está programado para os próximos dias.
É para suprir a frota velha e leiloada que a Cemig está investindo só neste ano cerca de R$ 42,5 milhões - o pagamento é feito integralmente 30 dias após o recebimento do veículo. Além dos 241 caminhões leves Iveco, foram compradas picapes cabine dupla e simples, sendo 260 Ford Ranger e 174 unidades S10 da GM. Tanto as picapes Ford têm tração 4x4. "Não participamos desse negócio porque não tínhamos o veículo 4x4. Mas, teremos o Daily com tração 4x4 a partir da Fenatran, feira de transporte que abre dia 22 em São Paulo", diz Vicente Goduto, diretor de vendas da Iveco. O negócio de 241 Daily - as entregas serão concluídas em novembro - é o terceiro feito entre a Iveco e a Cemig.


13/10/2005

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Curso Licitações

22/04/2024

Município de Tibagi abre licitação para aquisição de kits de material escolar

O município de Tibagi anunciou a abertura de licit...

22/04/2024

Administração de Araranguá avança com processo de licitação do serviço funerário

Em entrevista exclusiva à Rádio Araranguá, no prog...

22/04/2024

Paraíso das Águas abre licitação para contratar empresa de coleta de resíduos hospitalares

Prefeitura de Paraíso das Águas, município localiz...

22/04/2024

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de sa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita