O Vice-Diretor do Cefet-MT, Rupert Carlos de Toledo Pereira, participou hoje (27), às 16 horas, na cidade de Barra do Garças do lançamento da pedra fundamental da construção da Unidade Descentralizada (Uned) da instituição nesse município.
Segundo o Vice-Diretor, Rupert Carlos de Toledo Pereira, as obras estão sendo licitadas e os cursos serão definidos através de audiências públicas com a população da região. "O governo federal havia definido iniciar as obras em 2009 e as atividades em 2010. Todavia, decidiu antecipar as atividades e as obras serão iniciadas nesse segundo semestre de 2008. Como a região tem grande vocação para a pecuária e o turismo, acreditamos que os cursos oferecidos atendam essa demanda", diz Rupert Carlos de Toledo Pereira.
A Uned Barra do Garças terá uma área projetada de 9000 m², mas neste primeiro momento irá construir 3.500 m². O custo para construção e equipar a instituição, nessa primeira etapa, está orçado em R$ 5 milhões. "A previsão é que a unidade tenha 60 professores e 50 técnicos. Vamos iniciar com 30 professores e 25 técnicos. Faremos concursos públicos para contratação desse pessoal", conta.
Rupert Pereira ressalta que a história da instituição, antes com o nome de Escola Técnica Federal e atualmente Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet-MT), esteve pautada com cursos voltados para Cuiabá, sendo que o interior tinha demanda.
"Estamos num estado com grandes dimensões e muitas pessoas têm dificuldade para se locomover de outras cidades até Cuiabá para fazerem um curso técnico ou superior em tecnólogo. Poucos vêm e menos ainda retornam. O Cefet-MT deve estar presente nas cidades que têm demanda. Por isso, a partir dessa gestão da diretoria, nós iniciamos um trabalho de interiorização dos cursos em parcerias com as prefeituras. Hoje possuímos cursos em Sinop, Tangará da Serra, Sapezal e Campo Novo dos Parecis", declara Rupert Carlos de Toledo Pereira.
De acordo com o Vice-Diretor, um exemplo da demanda de cursos técnicos e superiores em tecnólogo é que na semana passada ele esteve presente na cidade de Campo Verde para a aula inaugural da turma de Eletrotécnica em convênio com a Sadia, a Prefeitura Municipal e outras empresas locais.
Outra cidade que pode ter uma unidade do Cefet-MT é a cidade de Sorriso. O Vice-Diretor esteve presente no município na semana passada conversando com o vice-prefeito, o Comitê da BR-163 e demais parceiros. "Sorriso é uma das cidades que mais cresce no estado e precisa agregar valor ao produto local. As empresas da região precisam de profissionais qualificados, por isso estão preocupados em qualificar a população local, ao invés de trazerem profissionais de outras regiões do país", conta Rupert Pereira.
27/08/2008
17/03/2025
Governo do Estado lança licitação para construção do Parque do Cuiá; obras devem durar um ano e o..
A Suplan (Superintendência de Obras do Plano de De...17/03/2025
Sem shows, Prefeitura abre licitação da parte técnica da Expoagro
Após cancelar a parte artística da 54ª Expoagro 20...17/03/2025
Caxias do Sul abre licitação para construção de ciclofaixa
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e ...17/03/2025
Governo do Estado iniciará licitação para locação de bloqueadores de sinal em presídios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Adm...