Londrina deve ganhar uma Central Atacadista (Ceasa) inteiramente nova, por meio de parceria público-privada(PPP). A informação foi confirmada ontem pelo diretor presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi. A medida faz parte do plano de modernização das cinco Ceasas do Estado, anunciada na semana passada pelo governador Beto Richa (PSDB).
Pelo plano inicial do governo do Estado - divulgado em agosto do no ano passado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara – seriam construídas unidades Curitiba, Maringá e Cascavel. Jás as centrais de Londrina e Foz do Iguaçu seriam somente modernizadas. No entanto, um estudo mostrou que Londrina tem uma movimentação 550% maior que o estimado inicialmente, o que a torna a segunda em movimentação de mercadorias, atrás apenas de Curitiba. “O Município precisa de novas instalações”, diz Gusi.
Segundo o presidente da Ceasa, a modernização das centrais é assunto complexo porque o atual modelo está defasado em todo País. “Com a atual sistema de permissões que estão em vigor, o Estado não tinha a menor ideia do que entra e sai da central de Londrina, em termos de mercadorias, pessoas e veículos. Isso não pode mais acontecer”, afirma.
De acordo com ele, a Lei de Concessões obriga a licitar todos os espaços públicos. “Mas, para fazermos isso, tínhamos que conhecer a realidade de cada central. Através de uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse), que a lei das PPPs permite, duas empresas fizeram um levantamento físico-estrutural de todas as centrais e estão concluindo o econômico-financeiro de cada uma”, aponta. Foi esse levantamento que apontou a movimentação maior em Londrina.
A expectativa é que o estudo completo esteja pronto até o final de junho. “A partir daí vamos analisar os dados e, sobre eles, lançar um edital de licitação, no modelo PPP, para construir e operar as unidades”, diz Gusi. Segundo ele, o projeto de modernização das cinco centrais deverá custar em torno de R$ 400 milhões entre recursos públicos e privados. “Acreditamos que podemos ter concluído o processo licitatório no segundo semestre. Felizmente, a lei eleitoral não atrapalha as PPPs”, conta.
15/05/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...