CCEE sedia licitação para mercado do Uruguai


SÃO PAULO - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) vai sediar na próxima quinta-feira, o pliego (licitação) de energia elétrica para suprimento do mercado do Uruguai. A licitação é resultado da decisão dos governos do Brasil e do Uruguai, a partir de entendimento com o governo da Argentina - país que intermedia a transmissão através da conversora de freqüência Garabi II (RS). A proposta tem o objetivo de prevenir a crise de abastecimento de energia elétrica no Uruguai. O Brasil deverá promover o suprimento de energia a partir de março de 2006. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai credenciar agentes interessados em exportar energia, nos montantes a serem estabelecidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
O montante total de energia elétrica a ser exportado estará limitado à capacidade de transmissão de 700 megawatts (MW). Está prevista a combinação de duas modalidades de fonte de produção: uma de origem termelétrica não utilizada no atendimento ao mercado interno brasileiro e outra de origem hidrelétrica, exclusivamente em caso de existência de energia vertida turbinável nos reservatórios do sistema brasileiro.
Deverão ser estabelecidos mecanismos para assegurar que a energia a ser exportada não afete a segurança eletro-energética do sistema elétrico brasileiro. O acordo para exportação foi fechado no dia 9 de fevereiro, em reunião entre representantes dos governos brasileiro, uruguaio e argentino, realizada na sede da CCEE, em São Paulo.


20/02/2006

Fonte: InvestNews

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita