SÃO PAULO - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) vai sediar na próxima quinta-feira, o pliego (licitação) de energia elétrica para suprimento do mercado do Uruguai. A licitação é resultado da decisão dos governos do Brasil e do Uruguai, a partir de entendimento com o governo da Argentina - país que intermedia a transmissão através da conversora de freqüência Garabi II (RS). A proposta tem o objetivo de prevenir a crise de abastecimento de energia elétrica no Uruguai. O Brasil deverá promover o suprimento de energia a partir de março de 2006. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai credenciar agentes interessados em exportar energia, nos montantes a serem estabelecidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
O montante total de energia elétrica a ser exportado estará limitado à capacidade de transmissão de 700 megawatts (MW). Está prevista a combinação de duas modalidades de fonte de produção: uma de origem termelétrica não utilizada no atendimento ao mercado interno brasileiro e outra de origem hidrelétrica, exclusivamente em caso de existência de energia vertida turbinável nos reservatórios do sistema brasileiro.
Deverão ser estabelecidos mecanismos para assegurar que a energia a ser exportada não afete a segurança eletro-energética do sistema elétrico brasileiro. O acordo para exportação foi fechado no dia 9 de fevereiro, em reunião entre representantes dos governos brasileiro, uruguaio e argentino, realizada na sede da CCEE, em São Paulo.
20/02/2006
10/10/2024
Governo define prazo para licitação da ampliação do Aeroporto de Feira
O governo da Bahia já tem um prazo para abrir a09/10/2024
Inteligência artificial criada pelo TCE-SC possibilita retificação em 215 editais de licitação,..
O VigIA, sistema de inteligência artificial (IA) d...09/10/2024
Prefeitura publica edital para selecionar empresa responsável pela construção da ponte sobre o Rio..
A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secreta...08/10/2024
Lançada licitação para contratação de serviços de motorista para conduzir a frota de veículos..
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...