CBTU lança edital de licitação de trens


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) lança nesta quarta-feira o edital de licitação para aquisição de Veículos Leves sobre Trilhos , os chamados VLTs, que circularão no trecho Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. Também conhecido como pré-metrô, o veículo de transporte é considerado de média capacidade, voltada para a locomação dentro dos centros urbanos.
O lançamento está marcado para as 10h, na Estação Recife, e contará com a presença do governador do estado, Eduardo Campos, do prefeito do Recife, João Paulo, presidente da CBTU, João Luiz da Silva Dias e de diversas autoridades.A licitação, de nº006/2007, é uma concorrência internacional e tem como objeto o fornecimento de veículos para Superintendência de Trens Urbanos do Recife, através do Projeto de Modernização da Linha Sul, que está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
O recebimento do primeiro VLT em Recife está previsto para julho de 2009, com início da operação para dezembro de 2009. De acordo com a CBTU, o novo conceito do VLT brasileiro, denominado como Trem Padrão Nacional, oferece um serviço eficiente de transporte de passageiros, dentro das necessidades da grande maioria das cidades brasileiras, proporcionando a mobilidade da população dentro dos centros urbanos.
Para o Recife serão fornecidos sete VLTs, constituídos de três carros, tendo cada carro a capacidade para transportar em torno de 200 passageiros. O VLT terá, portanto, a capacidade de transportar da ordem de 600 passageiros. O peso máximo por eixo é de 12 toneladas. A velocidade máxima estabelecida é de 80km/h (quando em via segregada) com uma velocidade média de 30km/h.
O veículo será movido por meio de uma mistura que envolve 80% de óleo diesel e 20% de biodiesel. Ele conta ainda com um equipamento moderno de controle de emissão de poluentes que limita a emissão de poluentes e material particulado estabelecidos na Norma EURO 3 (elaborada em conformidade com o Protocolo de Kyoto).
Além de Recife, a CBTU está preparando o processo licitatório para aquisição de VLTs para Fortaleza, que vai ganhar seis VLTs de quatro carros. Enquanto isso, estão sendo realizados estudos para a implantação de VLTs nos trens urbanos da Companhia em Natal, Maceió e João Pessoa, que seriam recuperados, modernizados e expandidos no sistema viário das cidades.


21/08/2007

Fonte: Pernambuco.com

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita