Caxias e Bento Gonçalves compram remédios para tratamento precoce de covid-19


Mesmo que aleguem que a decisão de usar as medicações para tratamento precoce da covid-19 é uma decisão de médico e paciente, os municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, ao comprarem os remédios, aderem a um novo protocolo clínico farmacológico.

Enquanto que em Bento uma parte das medicações como hidroxicloroquina e ivermectina já foram adquiridas sem abertura de concorrência, em Caxias foi publicado no Diário Oficial do município um aviso de dispensa de licitação para comprar os remédios. A medida permite o uso ambulatorial e hospitalar de medicações, consideradas controversas por especialistas, em pacientes que apresentarem sintomas iniciais da doença.

Em Bento, já há um contrato firmado, sendo que foram comprados 75 potes com seis cápsulas cada de hidroxicloroquina ao custo de R$ 1.650. A medicação é destinada a pacientes dos novos leitos da UPA 24 horas. Em relação à ivermectina, a compra é de 12 mil comprimidos. O investimento é de R$ 28.320.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), que também responde pela Secretaria Municipal da Saúde, ressalta que o médico irá prescrever o medicamento com o aval do paciente:

— A primeira parte já chegou. O médico prescreve com desejo expresso pelo paciente. Estamos tratando do direito de escolha do profissional médico em poder prescrever o tratamento que entender adequado ao seu paciente, e este o direito de optar ou não por este tratamento. Cabe ao poder público, no caso, ter as medicações em sua farmácia para que o cidadão, dotado do desejo e do receituário médico, tenha acesso.

Dispensa de licitação para compra em Caxias
Em Caxias do Sul, a prefeitura abriu edital na última segunda-feira (20) de dispensa de licitação para a compra dos medicamentos. Os remédios serão destinados para tratamento ambulatorial e hospitalar precoce da covid-19. A licitação prevê a compra de três mil caixas de hidroxicloroquina 400mg. A medicação é suficiente para 500 tratamentos, sendo que são prescritos seis comprimidos por paciente. Da ivermectina 6mg, serão comprados 10 mil caixas para tratar mil pessoas, uma vez que são indicados de 9 a 10 comprimidos por paciente.

O secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, explica que a prescrição dos remédios ficará a cargo do médico e que o município não está fazendo um protocolo ou sugerindo o uso. Segundo ele, a compra ocorre agora porque os remédios estão em falta no mercado e a função da secretaria é colocar à disposição para quem optar pelo uso.

— Desde o início da pandemia sempre falei: tratamento é opção do médico e do paciente. Não é um protocolo. Nós simplesmente estamos disponibilizando para médicos que se sentirem seguros e pacientes que optarem. Quer tomar, tem disponível.

O lote estará disponível na farmácia do município e pode ser retirado por sintomáticos após consulta na rede básica de saúde. Os hospitais já têm à disposição lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde. No caso da hidroxicloroquina, o lote também vai estar disponível para quem tem lúpus e outras doenças que precisam ser tratadas com esse remédio.

Quanto à dispensa de licitação, o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Mário Taddeucci, explica que as medicações não foram encontradas em nenhum laboratório para venda. Ainda segundo Taddeucci, como o Conselho Federal de Medicina permite ao médico prescrever os remédios, a prefeitura terá as medicações disponíveis na rede SUS do município:

— A prefeitura deu publicidade ao ato para que, se algum fornecedor tiver os medicamentos, que se apresente.


22/07/2020

Fonte: O Pioneiro

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita