CAXIAS DO SUL – O segundo maior polo metalmecânico do Brasil e sede de empresas líderes em segmentos de transporte de cargas e passageiros, como Marcopolo, Agrale e Randon, Caxias do Sul lançou o processo licitatório para a concessão do transporte coletivo público urbano. Com potencial de captar até 150 mil passageiros por dia, o sistema está sendo atualizado para garantir a formulação de tarifa justa e equilibrada, criando condições para ampliar a atual base de usuários. O município de Caxias do Sul está localizado no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, com população de 517.541 habitantes, de acordo com o censo de 2020 do IBGE.
O sistema do transporte coletivo público urbano do município opera em um lote único que abrange todo o perímetro urbano, além de algumas localidades específicas em áreas semiurbanas. Estima-se que, em meados de 2021, o sistema esteja operando com 280 veículos em 89 linhas regulares, com capacidade de atendimento de 3,2 milhões de passageiros por mês. “Queremos qualificar ainda mais o sistema atual por meio de veículos com tecnologias modernas e infraestrutura viária que garanta a velocidade comercial alinhada aos objetivos dos usuários. Com o aumento da ocupação, buscamos dar sustentação ao objetivo de redução do custo da tarifa, que também se dará pela retirada de algumas gratuidades, e pela adoção de incentivos públicos”, projeta o prefeito Adiló Didomenico, que tem como meta criar condições para que a atual tarifa, de R$ 4,65, seja reduzida para o equivalente a R$ 3,50 ao longo do contrato.
Com o passar dos últimos anos, assim como ocorreu na maioria dos sistemas de transportes coletivos urbanos das médias e grandes cidades brasileiras, Caxias do Sul observou perda de parcela significativa de passageiros. A situação decorre do valor elevado da tarifa aos usuários, e ainda assim insuficiente para que a empresa suporte o serviço com qualidade e rentabilidade, o que abriu caminho para o surgimento de opções, como aplicativos, e adoção de formas diversas de mobilidade, como o uso da bicicleta. “Precisamos encontrar a equação mais próxima da ideal para a recuperação da confiança dos usuários, com serviços de qualidade, ágil, comprometido com horário e preço justo, suportável pelo passageiro e que garanta uma operação lucrativa”, reforça Adiló.
29/03/2021
04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...