Caxias do Sul lança licitação do transporte coletivo


A prefeitura de Caxias do Sul, cidade gaúcha com população de mais de 500 mil habitantes, vai licitar o transporte coletivo.

A data de abertura das propostas ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2019.

Em 14 de novembro a Prefeitura realizou audiência pública onde apresentou e debateu com a comunidade o projeto básico do edital de licitação para concessão do transporte coletivo urbano.

A proposta estima que o novo formato do transporte público no município passará a funcionar a partir de maio do próximo ano.

Na audiência pública o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, Cristiano de Abreu Soares, deixou claro para a população que o estudo parte de duas premissas: “uma é que haverá duas empresas e a outra que é a tarifa será mais baixa que a atual. E elas serão atendidas”.

Há quase duas décadas Caxias tem apenas uma empresa operando, a Viação Santa Tereza (Visate). O fim do monopólio existente no transporte público foi um compromisso assumido pela administração municipal desde o início da atual gestão do prefeito Daniel Guerra.

O objetivo da administração, segundo Soares, é que a concorrência possibilite mais qualidade na realização do serviço, impactando em menos atrasos, melhores veículos e uma tarifa justa e barata.

Para atendimento com duas concessionárias, a cidade será segmentada em dois lotes, também chamados de bacias operacionais.

A divisão ocorrerá por regiões: a bacia operacional 01 contemplando o transporte dos moradores dos bairros das regiões Leste e Oeste (abrangendo ainda as operações nas Estações Principais de Integração Floresta e Imigrante), enquanto o lote 02 englobará os bairros localizados nas regiões Norte e Sul da cidade.

Será criada ainda uma câmara de compensação tarifária, que promoverá o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Além do transporte no perímetro urbano, o edital envolverá também a realização do serviço na zona rural da cidade, o chamado transporte intramunicipal. As empresas vencedoras da licitação também deterão a concessão para atender as localidades de Criúva, Fazenda Souza/Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí, Loreto, Nossa Senhora Aparecida/São Gotardo, além da inclusão da 3ª Légua, não prevista atualmente.

Com mais de uma empresa operando o serviço e a inclusão do transporte intramunicipal, a prefeitura informou que a forma de bilhetagem do sistema será alterada. Os cartões deverão ser adquiridos junto às concessionárias e poderão ser utilizados em todos os ônibus, incluindo os veículos operados por outra empresa.

A fórmula como será calculado os custos do serviço e, posteriormente, o valor da passagem, será revisto no novo edital. O novo edital prevê a utilização da metodologia criada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que contempla as deficiências da Geipot, e busca atender as necessidades dos gestores públicos na busca por um transporte público mais equilibrado e eficiente. A planilha já é utilizada em diversas cidades, incluindo Porto Alegre.

Outro fator é a idade média dos veículos. Atualmente, os ônibus têm vida útil de 6,9 anos. No novo edital, a utilização dos veículos será flexibilizada entre cinco e sete anos, que ficará a critério da administração municipal. O tempo máximo de utilização dos carros é um milhão de quilômetros ou 10 anos para veículos leves, 11 para pesados e 12 para os ônibus articulados.


12/12/2019

Fonte: Diário do Transporte

 

Curso Licitações

17/04/2024

Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande

A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (A...

17/04/2024

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bente...

17/04/2024

Arcoverde: Prefeitura é orientada a fazer licitação prévia para estrutura do São João

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomend...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita