Catanduva deve aderir a licitações do Governo do Estado de São Paulo para a compra de materiais escolares e outros produtos que sejam destinados à educação. A informação é do presidente da Fundação de Desenvolvimento da Educação, João Cury Neto, órgão ligado à Secretaria do Estado.
De acordo com Cury Neto, Catanduva foi uma das primeiras cidades a buscarem a adesão no novo sistema de compras.
O novo sistema consiste em compra coletiva entre Governo do Estado e municípios e foi regulamentado por meio de decreto do governador Geraldo Alckmin no dia 16 de março deste ano.
Com isso, todas as compras realizadas para a Secretaria Estadual de Educação podem ter municípios incluídos. “A gente compra uma série de itens e temos uma grande escala de compras. As prefeituras também compram os mesmos itens, porém, em uma escala menor. Antes o governo não permitia que os municípios comprassem junto ao governo. Mas depois do decreto do governador, agora as cidades podem participar das compras, fazendo assim uma economia de recursos financeiros para ser investida em outros setores da educação”, disse Cury Neto.
Em entrevista exclusiva para O Regional, o presidente da FDE afirma que na próxima licitação Catanduva já estará presente. “Estamos abrindo uma ata de compra de material escolar para ser entregue no início do ano. Catanduva vai aderir essa nossa ata, portanto, terá economia”, informou.
Cury ainda exemplificou: “Para se ter uma ideia, um kit escolar que um município com cerca de 10 mil estudantes custa em média R$ 48. Para o Estado, por conta da escala, custa R$ 27”.
“E não é só para kits escolares. Vamos fazer ata de mobiliário, conjuntos de carteiras, materiais esportivos, ônibus escolares. Tudo isso coletivamente, gerando não só melhor preço como economia de processo, além de tirar o risco do prefeito de impugnações”, comentou.
Catanduva já fez a adesão da compra que o estado vai fazer, porque o Estado ele pede antes da licitação. Catanduva vai estar presente e assim que licitar, uma parte disso ficará para Catanduva, vamos fazer ata de mobiliário, conjunto de carteiras, aqui também está participando. Macchione saiu na frente, já fez adesão, material esportivo, ônibus escolar, tudo isso coletivamente, economia de processo, tira o risco do prefeito, tudo isso acaba, fazemos uma compra coletiva.
Cury Neto ainda falou sobre o trabalho realizado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação. “A Fundação é o braço operacional da Secretaria de Educação. A secretaria é uma das maiores empresas do mundo, tem 400 mil funcionários, 5400 escolas e o grande desafio da FDE é dotar em infraestrutura. Colocar computador, internet, suprimento em todas as áreas, um trabalho enorme, que fazemos parceria com município e as diretorias de ensino”.
O presidente da FDE esteve também em outras cidades da região de Rio Preto na última quinta-feira e ontem. Acompanhou o governador na inauguração da unidade do Programa Creche Escola de Sud Menucci e na sequência na entrega de ônibus escolares no município de Jales, ambos os eventos são relacionados à Secretaria da Educação, órgão a qual a FDE é vinculada. Ainda na quinta-feira, dia 06, o presidente participou da Abertura do Festival Literário de Rio Preto, a convite do Prefeito Edinho Araújo. E ontem teve reunião de trabalho com o prefeito Edinho Araújo e equipe da educação, reunião de trabalho com a Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto e na Diretoria de Ensino de Catanduva.
08/07/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...