A Carris realizou na manhã desta sexta-feira o pregão presencial para a contratação da empresa que vai instalar 1.484 câmeras nos 371 ônibus da Companhia. A empresa vencedora da licitação é a Autocâmeras. O regime acordado é o de comodato com garantia e assistência técnica – após o período de cinco anos, as câmeras serão da Carris. A próxima etapa é a verificação dos documentos da empresa vencedora pelo jurídico da Carris e a elaboração do contrato. A companhia vai pagar cerca de R$ 42 mil mensais à prestadora do serviço.
As imagens captadas pelos equipamentos vão auxiliar a investigar ocorrências dentro dos coletivos, como acidentes de trânsito e identificação de assaltantes. Os equipamentos ficarão posicionadas nas portas de entrada e saída, em frente ao cobrador e atrás do motorista, e permitirão cobertura total do que acontece dentro e daquilo que ocorre à frente dos veículos.
A Carris já testa as câmeras em quatro ônibus. Os dados captados são enviados a um dispositivo de armazenagem, que permite análise posterior das informações. Os dispositivos já auxiliaram na avaliação de várias situações, entre elas uma colisão frontal. No caso em questão, as cenas foram determinantes para a isenção de culpa do motorista da Carris.
29/08/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...