A Carris de Porto Alegre, uma das poucas empresas públicas de transporte ainda em operação no País, abriu licitação para a compra de 87 ônibus novos do tipo convencional com ar-condicionado.
O chamamento para o pregão foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019.
As propostas devem ser entregues no dia 25 de março.
São duas concorrências, uma para chassis e outra para carrocerias
Os editais completos podem ser acessados nestes links:
Pe003EditalChassi
Pe004EditalCarroceria
De acordo com nota da empresa pública, a última aquisição de ônibus novos ocorreu em 2014, quando foram comppradas 50 unidades.
Ainda no comunicado, a Carris diz que depende da manifestação de instituições bancárias, já que a companhia ainda se recupera de uma situação financeira delicada.
“Os carros devem ter fabricação 2019 e modelo do mesmo ano, ser do tipo urbano convencional, com sistema de ar condicionado e acessibilidade. Outros detalhes e condições para participação de empresas no pregão eletrônico estão descritos nos editais. A realização das licitações, contudo, depende ainda do sucesso do andamento das negociações que estão sendo realizadas com as instituições bancárias, decorrentes da situação financeira da empresa.”
Como mostrou o Diário do Transporte em junho do ano passado, uma auditoria divulgada pela atua gestão da Carris mostra que a empresa está conseguindo reduzir o déficit, zerando prejuízo até o início de 2020.
As montadoras e encarroçadoras interessadas devem acessar o site oficial: http://www.portaldecompraspublicas.com.br/18/
A Carris diz que os ônibus usados que serão substituídos por estes novos devem ser vendidos.
Na nota, a empresa ainda destaca alguns números operacionais e de frota, além da história:
Números – A Carris atualmente conta com uma frota de 347 veículos. Do total de coletivos, 70% têm acessibilidade, 60% são dotados de ar condicionado e 82% têm câmbio automático. A Companhia também conta com 18 terminais e realiza, diariamente, 2.900 viagens, transportando 155 mil passageiros/dia. São percorridos 55 mil quilômetros por dia. Hoje a Carris detém 24 linhas. Destas, 17 são transversais, quatro são circulares e três são radiais. O quadro funcional conta com 620 motoristas e 625 cobradores.
História – Mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade, a Carris nasceu com a autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Na época, a Capital dos gaúchos era uma pacata província de apenas 44 mil habitantes, que recém havia completado 100 anos de fundação.
28/02/2019
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...