Cerca de 130 empreendedores participaram da Capacitação sobre Participação em Licitações para Micro e Pequenos Empreendedores. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o escritório regional do Sebrae e faz parte de um trabalho para incentivar a participação dos mogianos em compras públicas, gerando mais oportunidades para o crescimento profissional dos empreendedores.
Além de palestras sobre o que diz a legislação sobre a participação das pequenas e microempresas nas licitações, com os benefícios previstos, os participantes também puderam tirar dúvidas e realizar o cadastro prévio junto à Administração Municipal. Com isso, eles passarão a receber informações sobre novas licitações da Prefeitura. Além disso, o Sebrae Móvel foi deslocado para a Escola de Governo e fez atendimento aos interessados.
"É interesse do empresário vender mais, faturar e crescer. Às vezes, ele se sente distante das compras públicas. Este evento é para aproximar os empreendedores tanto da Prefeitura quanto dos outros órgãos públicos porque as exigências são as mesmas", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Osvaldo Bolanho.
O trabalho com os empreendedores continuará com a montagem de turmas de acordo com a atividade desenvolvida e com o segmento para a participação de oficinas temáticas. Estas atividades acontecerão às quartas-feiras do mês de julho, na estrutura da Escola de Governo.
Com o programa de capacitação, a Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende ampliar a participação das micro e pequenas empresas da cidade no fornecimento de produtos e serviço para o município. Ao mesmo tempo, a proposta fortalece o programa Licita Mogi.
"A participação dos empreendedores mogianos nas licitações é interessante porque, além de gerar empregos e oportunidades para as empresas da cidade, também faz com que toda a cadeia tributária, seja por meio do ICMS ou do ISS, para os casos de serviços, retorne para o município", lembrou o secretário municipal de Gestão Pública, Marcos Regueiro.
Ele lembrou ainda que os micro e pequenos empreendedores devem ficar atentos para a regularização tributária e fiscal, seja o recolhimento dos impostos, seja o preenchimento de guias e documentos obrigatórios junto aos órgãos responsáveis, como a Receita Federal. "Muitas vezes, encontramos esta dificuldade para que as empresas possam fornecer para o Poder Público", disse.
A programação de capacitações começou no dia 17 de junho, com uma reunião com gestores públicos e profissionais de contabilidade. No dia 30 de junho, foi a vez dos agricultores passarem por capacitação sobre a venda de seus produtos. O evento aconteceu na Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur).
"Tivemos uma boa participação dos empreendedores nesta reunião, mas queremos ampliar este trabalho ainda mais, dando oportunidade a todos os interessados", afirmou o diretor de Indústria e Comércio, Luiz Carlos Pinheiro, lembrando que quem quiser mais informações sobre o programa pode procurar a Sala do Empreendedor, no terceiro andar do prédio da Prefeitura, ou pelos telefones 4798-5128 e 4798-5149.
O programa de capacitação é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a unidade Alto Tietê do Sebrae, com apoio do Sindicato Rural, Sindicado dos Contadores do Estado de São Paulo (Sescon) e Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC).
02/07/2015
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...