O Comitê de Gestão Socioambiental (Ecocâmara) da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (18) o seminário "Licitação Sustentável - Construção de um novo modelo". O evento será realizado a partir das 9h30, no auditório Nereu Ramos.
Aberto aos demais órgãos da administração pública, o seminário busca promover a construção de um padrão sustentável de aquisições, por meio da capacitação de gestores e demais servidores que atuem nos processos de contratos e compras, incluindo servidores de controle interno e assessorias jurídicas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta segunda-feira (17). Confira a programação.
A iniciativa faz parte de um ciclo de ações voltadas para a promoção e consolidação de um novo modelo de consumo na Casa.
Licitações Sustentáveis
As licitações sustentáveis representam um novo paradigma de compras, no qual as organizações satisfazem suas necessidades de bens, serviços, obras de tal forma que alcancem eficiência do gasto público, considerando os aspectos ambientais relacionados ao bem, trazendo benefícios à organização, à sociedade e à economia, reduzindo os impactos ambientais negativos gerados pela atividade pública.
Entre os objetivos definidos pela Câmara, estão o estabelecimento de um novo padrão de consumo na Casa, considerando critérios ambientais e minimização dos impactos; a desmistificação de conceitos ultrapassados; a inclusão no processo de trabalho das aquisições da Casa dos conceitos da licitação sustentável; e a promoção do fortalecimento da política das licitações sustentáveis no Legislativo brasileiro.
Prêmio de Melhores Práticas
A Câmara recebeu, em 2011, o Prêmio de Melhores Práticas da Administração Pública Federal, conferida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o trabalho "Regulamentando as Licitações Sustentáveis na Câmara dos Deputados – Esverdeando as aquisições".
O prêmio tornou-se uma referência importante para vários órgãos da Administração Pública, a exemplo da Presidência da República, Senado Federal, Assembleias Legislativas de vários estados, MPU, MPT, MPDFT, STJ, TJDFT, TCE/RJ, dentre outros órgãos do Executivo que procuram o Ecocâmara para orientá-los quanto à adoção das Licitações Sustentáveis nos seus órgãos.
17/11/2014
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...