Câmara de Cuiabá cancela licitação e garante lisura em modernização


O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), por orientação da Secretaria de Controle Interno, decidiu se antecipar e cancelar a licitação (Registro de Preços 001/2011) para modernização tecnológica do Palácio Paschoal Moreira Cabral, inclusive gabinetes.
“Para que não seja lançada qualquer suspeição no processo, vamos recomeçar do ‘zero’, porque é um processo urgente e imprescindível para o funcionamento do Poder Legislativo”, avalia ele.
Júlio Pinheiro explicou que a Auditoria de Controle Interno da Câmara, sob o comando do advogado Eronídes ‘Nona’ Araújo, constatou a necessidade de viabilizar, inicialmente, as emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) para 2011, asseguradas pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e pela ex-senadora Serys Marly Slhessarenko (PT). As emendas existem, mas dependem do fluxo orçamentário da União, controlado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Júlio Pinheiro lembra que teve a humildade de reconhecer a dificuldade financeira do Legislativo Municipal e de pedir apoio para a bancada de Mato Grosso, no Congresso, com emendas parlamentares, para viabilizar o projeto. Ele lembra que a atual Mesa Diretora teve a coragem de “pôr o dedo na ferida”, para garantir aos gabinetes e secretarias, no Palácio Paschoal Moreira Cabral, condições de funcionamento com tecnologia de ponta.
Desde março, por determinação do presidente Júlio Pinheiro, o secretário de Comunicação da Câmara, Mauro Cid Nunes, está dialogando com a diretoria do Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) sobre a inserção do Legislativo num patamar elevado na área tecnológico. O diálogo de Mauro Cid tem sido diretamente com o presidente do Cepromat, Wilson Celso Teixeira Dentinho, que foi vereador e presidente da Câmara, na década de 90. A partir de julho, as conversações com o Cepromat serão encaminhadas pelo vice-presidente da Câmara, vereador Arnaldo Penha, com assessoria técnica do novo secretário de Comunicação, jornalista Flávio Garcia, substituto de Mauro Cid.
Júlio Pinheiro lembrou que todo processo, ainda não concluído, passa também por fiscalização permanente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A cada dois meses, técnicos do TCE passam vários dias, examinando a contabilidade do Poder Legislativo de Cuiabá. “Eu não sou especialista em informática e, por isso, assim como outros administradores públicos, sou obrigado a confiar nos técnicos que aos quais nomeei e que elaboram os projetos a serem licitados e implementados”, resume Pinheiro.


15/06/2011

Fonte: 24 Horas News

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita