SÃO PAULO - A Câmara iniciou este mês a substituição de seu sistema de pregão eletrônico pela ferramenta virtual de pregão do ComprasNet, portal de compras do governo federal disponibilizada pelo Ministério do Planejamento para realização de licitações e contratações.
Com isso, a Casa pretende dar mais agilidade e competitividade ao seu processo de aquisição de bens e serviços.
Por meio de pregão eletrônico, a Câmara compra material e contrata serviços necessários à manutenção e ao funcionamento da Casa, como itens de consumo gráfico, telefonia e serviços de conservação e limpeza. O pregão também foi utilizado, por exemplo, na aquisição de equipamentos para implantação do sistema de transmissão digital da TV Câmara.
O presidente da Comissão Permanente de Licitações (CPL) da Câmara, José Martinichen Filho, afirma que a adesão ao sistema do ComprasNet tornará mais competitivas as licitações feitas pela Câmara. O sistema do governo federal conta com um cadastro de mais de 400 mil fornecedores de todo o País.
Já o sistema de pregão eletrônico da Câmara possui cerca de 800 fornecedores cadastrados, a maioria do Distrito Federal. “O número maior de fornecedores aumenta a competitividade, empurrando para baixo o valor final do produto”, explica.
Ainda em dezembro, a Câmara fez sua primeira aquisição pelo ComprasNet. Foram adquiridas 40 cadeiras escolares para o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), a um preço 54% abaixo do estimado.
Em 2008, a redução média alcançada em relação ao preço estimado foi de 21,44%. O presidente da CPL lembra que o percentual de redução do preço varia de acordo com o material ou serviço que estiver sendo licitado.
De acordo com Martinichen, a adesão ao ComprasNet também vai gerar outros tipos de economia para a Câmara, como na área de pessoal e de tecnologia. “Teremos menos pessoas trabalhando no sistema e utilizaremos uma tecnologia mais sofisticada sem que a Casa precise investir recursos próprios nisso”, avaliou.
O pregão eletrônico oferece, ainda, outra grande vantagem: qualquer cidadão pode acompanhar a sessão, pois as conversas entre fornecedores e pregoeiro são públicas e ao vivo.
30/12/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...