As obras da futura Caixa Cultural Porto Alegre, que vai funcionar no prédio do antigo Cinema Imperial, em frente à Praça da Alfândega, em Porto Alegre, podem ser retomadas até o fim do primeiro semestre. A Caixa Econômica Federal garante estarem em andamento os procedimentos para contratar uma nova empresa a fim de restaurar e adequar o prédio tombado.
A Caixa alegou o descumprimento de parte das cláusulas e rescindiu, em 25 de setembro, o contrato com a Portonovo Empreendimentos, responsável pela obra desde 2015. Desde então, o local está fechado e sem operários trabalhando. A revitalização do edifício começou ainda em 2009, após um acordo entre a Prefeitura e o banco.
O projeto, avaliado em R$ 38 milhões, busca transformar o prédio em um centro cultural semelhante aos que já existem em Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio, Salvador e São Paulo. Parte da edificação pode ainda ser destinada a abrigar a Secretaria Municipal da Cultura.
A reportagem solicitou entrevista com um representante da Caixa para projetos culturais, mas o banco se limitou a enviar nota oficial. Um dos objetivos era questionar se eventuais cortes de custos ou o escândalo do afastamento de servidores ligados a outras áreas pode estar prejudicando as propostas culturais da instituição financeira.
17/01/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...